X
    Categories: +Ciência

10 curiosidades que vão deixar você com medo do mar


Se você é do time de pessoas que adora o oceano – a sua beleza azul, grandiosidade, fauna e fenômenos naturais -, talvez seja hora de desmitificar um pouco a ideia que tem sobre ele.

ADVERTISEMENT

Isso porque os oceanos estão cheios de curiosidades impressionantes.

Confira abaixo 10 dessas curiosidades!

1. “Cardumes” de infecções

Existem muitas, mas muitas bactérias causadoras de doenças nadando no mar.Você pode pegar hepatite, legionelose, esquistossomose, etc. Os cientistas nem sequer conseguem calcular quantas bactérias estão presentes nessas águas. E a maioria advém dos resquícios de desejos humanos, descartados erroneamente no mar. Estamos falando aqui desde agulhas infectadas, fezes, plástico, restos de alimento, até derramamento de petróleo e outras substâncias.

ADVERTISEMENT

 

2. Predadores disfarçados

Não confie em tudo que vê: o oceano está cheio de predadores disfarçado. Na foto, utilizamos como exemplo o peixe-pedra, que dispensa maiores comentários sobre o seu nome. Apesar de não parecer assim tão grande ou assustador, trata-se do peixe mais venenoso de todo o planeta. Sua picada pode ser fatal ou, pelo menos, te deixar paralítico.

ADVERTISEMENT

3. 8 milhões de toneladas de lixo

O oceano tem cheiro, e cada vez mais esse cheiro não é agradável. Há lixo se decompondo por todos os lados, desde a superfície até o fundo do mar. Infelizmente, tratam-se de toneladas de lixo.

ADVERTISEMENT

4. O mar está vivo

O fundo do mar está cheio de animais e cores distintas. Isso significa muita beleza mas também muito perigo. Afinal de contas, tudo o que está vivo precisa comer, certo? Dentro do mar, há uma verdadeira luta por sobrevivência.

ADVERTISEMENT

5. Buraco negro oceânico

Assim como há o buraco negro no espaço sideral, por onde toda matéria é desintegrada, os oceanos também compartilham esse ”buraco negro”: na parte escura e funda de suas águas, é muito difícil recuperar objetos (e até mesmo pessoas) perdidos.point 286 |

ADVERTISEMENT

Aliás, isso é um problemão porque muitas pessoas desaparecem no mar, pelos mais variados motivos.point 83 | Existe uma associação inteiramente dedicada a isso: é a chamada Associação Internacional de Vítimas de Cruzeiros.point 181 |  Eles afirmam que, pelo menos, 165 pessoas supostamente “desapareceram” nos oceanos ao longo dos últimos 20 anos.point 290 |

ADVERTISEMENT

Antes da criação dessa associação, vários navios desapareciam anualmente sem deixar qualquer rastro e, o mais desconcertante, foram os casos de passageiros que, aparentemente, foram lançados ao mar sem qualquer razão conhecida.point 196 | 1

6. Gigantes canibais

ADVERTISEMENT

As lulas são animais assustadores. Elas são carnívoras e exibem tentáculos gigantes. Em situações extremas, as lulas podem até mesmo comer umas as outras, portanto são consideradas animais com resquícios canibais. Como é um animal bastante evasivo, até o início do século XXI se acreditava que a lula não passasse de uma ficção do imaginário popular (ou então de uma espécie extinta).

ADVERTISEMENT

A primeira lula gigante foi encontrada no Japão, em 2004. Mas não se preocupe, belas espécies também já foram encontradas pelos oceanos ao redor de todo o mundo. Por isso, é seguro dizer que existe pelo menos um exemplar em cada oceano.

ADVERTISEMENT

7. Criaturas “míticas” são, por vezes, verdadeiras

Não é porque não podemos ver que algo não existe, certo? Bom, e estamos certos de que conhecemos até hoje apenas 1 ou 2% do oceano, pois não conseguimos acessar a totalidade da sua profundidade.point 266 |

ADVERTISEMENT

Assim sendo, lembremos que antigos mapas estão repletos de advertências sobre criaturas que, supostamente, habitam o oceano e, escavações recentes parecem apoiar as teorias de que muitos “contos” antigos não são tão absurdos assim.point 210 |

ADVERTISEMENT

O quão certo poderíamos estar de que criaturas míticas não existem de fato em nossas águas?point 76 | 1

8. Peixe abissal

Se você morre de medo de tubarões, o que acha dos peixes abissais? Eles vivem em profundidades muito altas, o que significa que você nunca chegará a ver algum. Seus corpos minúsculos são constituídos para suportar cerca de 500 vezes mais pressão de água do que o ser humano. Mas só de pensar que um animal desses existe, não sobe um arrepio pela sua nuca? Apesar de medirem apenas nove centímetros de comprimento, a maior parte do corpo dessas criaturas são constituídas por dentes.

ADVERTISEMENT

9. Nadando com a morte

O fundo do mar está repleto de cadáveres. É, literalmente, um cemitério. Todo ele! Espantosamente, o oceano contém mais restos humanos do que todos os museus da Terra juntos.

ADVERTISEMENT

Durante uma escavação perto da Península de Yucatán, os cientistas descobriram 10 esqueletos de mais de 500 anos de idade e ninguém achou tão surpreendente assim, porque achados desse tipo são muito comuns dentro da comunidade oceanográfica.

ADVERTISEMENT

Cemitérios submarinos são ainda mais assustadores do que os sons. Os restos de esqueletos atraem catadores de alimentos no fundo do mar, as carcaças servem como depósitos de ovos, para várias espécies. É um lugar escuro no qual os vivos se alimentam dos mortos.

ADVERTISEMENT

 

10. O oceano pode esmagar você até a morte

No oceano, quando mais você desce, mais a pressão aumenta. Segundo cientistas, morrer no fundo do oceano equivale a ser esmagado por mais ou menos uns 50 jatos jumbo.

ADVERTISEMENT

 

 

Vídeos recomendados

Você teria coragem de tocar nesse vidro de um tanque de tubarão? 

9 histórias sobre pessoas que sobreviveram a circunstâncias perigosas