X
    Categories: +Ciência

Cientista despoluiu lagoa usando nanotecnologia


Em 2010 o cientista Marino Morikawa começou seu projeto, ambicioso e bem intencionado: queria, pelo bem do meio ambiente, despoluir a lagoa El Cascajo, no Peru, que estava transformada em um depósito ilegal de lixo.

ADVERTISEMENT

Após analisar a região e contar com o auxilio da comunidade para exercer as demandas de trabalhos manuais de retirada de resíduos, Morikawa apostou suas fichas na ciência e usando a nanotecnologia construiu bombas e biofiltros que foram capazes de despoluir a lagoa no tempo surpreendente de apenas dois meses!

ADVERTISEMENT

Para que o projeto pudesse ser colocado em prática, o pesquisador inventou um dispositivo que produz nano bolhas que são invisíveis a olho nu. Estas bolhas capturam e eliminam as bactérias que poluem a água. A sua experiência ganhou inclusive destaque em palestras do Tedx Talks.

ADVERTISEMENT

Com a redução drástica dos contaminantes e da matéria orgânica que roubava o oxigênio da lagoa o ambiente estava pronto para ser ocupado por uma flora e fauna saudável novamente, e em sete meses peixes e aves já estavam de volta à lagoa que até então estava abandonada por causa da poluição.

ADVERTISEMENT

O cientista quer continuar com sua missão e agora planeja como operar para restaurar o lago Titaca e a lagoa Huacachina.point 100 | O projeto agora apoio com o bem vindo apoio do governo peruano e de voluntários motivados e orgulhosos dos resultados da Lagoa El Cascajo.point 215 |

ADVERTISEMENT


É muito importante para todos nós, enquanto uma grande população e comunidade que ocupamos o globo, que além de nos sentirmos orgulhosos e contentes com ações ambientas como esta, também exercemos uma cidadania que hoje e cada vez mais tem a ver com consciência ecológica.point 228 |

ADVERTISEMENT

Não jogue lixo na rua, por menos que seja, economize água e evite o consumo desenfreado!point 73 | 1

E então, o que achou desse post? Comente abaixo e não deixe de seguir nossa página para mais posts como este!