X
    Categories: +Cotidiano

Motivos para optar por ovos de chocolate caseiros nesta Páscoa


A Páscoa está batendo na porta e os ovos de chocolate ficam cada vez mais tentadores nas prateleiras de super mercado.

ADVERTISEMENT

Alias, existem tantas escolhas lá penduradas que fica aquela dúvida: qual que é melhor escolha?

Com certeza você pensou em uma dessas marcas famosas e caríssimas, cheia de brindes para as crianças e com plástico envolvido. Mas, por que não investir esse ano em um ovo caseiro, feito por encomenda?

ADVERTISEMENT

Com a chegada do feriado a questão vem tornando-se frequente, já que é uma questão de cidadania comprar do comercio local, que fomenta os pequenos empreendimentos.

Na verdade, o dinheiro extra da venda de ovos de Páscoa salvou a renda da chocolateira Lindamarcia Souza, de 53 anos.point 285 |

ADVERTISEMENT

Ela é servidora pública na área de educação e vende doces e bolos por encomenda.point 66 | Na Páscoa é quando ela mais consegue fazer dinheiro, ela diz que as encomendas ultrapassam 300 ovos de chocolate!
Para conseguir atender a tantos pedidos na sua cidade Franca, no interior de São Paulo, Lindamarcia precisa ocupar suas férias com o trabalho.point 281 |

ADVERTISEMENT

Ela diz que prefere, o país estando em crise, poder trabalhar bastante!
Ela conta que vive com sua filha e faz ovos de Páscoa por encomenda a mais de 25 anos.point 128 |
“Algumas coisas que eu adquiri por causa das encomendas, tenho minha residência por causa desse trabalho [de chocolateira], só com o salário de servidora jamais conseguiria adquirir.point 290 |

ADVERTISEMENT

Sou só eu e minha filha, e só agora ela começou a trabalhar”.point 55 | 1

Ela, ao longo dos anos, se especializou na área para melhor servir seus clientes!  Fez cursos ministrados pela Puratos, fabricantes de chocolates que desenvolveu cursos para chocolateiros autônomos.

ADVERTISEMENT

Hoje o dinheiro extra paga as contas e as despesas médicas da mãe e da filha, ambas usam óculos e tem bastante gastos com oculista.

Os ovos de chocolate artesanais também foram muito úteis para a estudante de Propaganda e Publicidade Gabriele de Oliveira Mello, de 21 anos. Um ano atrás ela começou a vender doces na faculdade para poder viajar em um intercâmbio.

ADVERTISEMENT
ARQUIVO PESSOAL/GABRIELE MELLO
Gabriele Mello decidiu intensificar a produção de ovos de Páscoa e doces para pagar sua faculdade.

Infelizmente, mais ou menos na mesma época, a sua família começou a passar por dificuldades financeiras e a estudante teve que trancar a sua faculdade, e agora ela vende os doces para poder pagar o que falta de sua graduação. As faculdades particulares são muito caras em nosso país.

ADVERTISEMENT

Esta é a primeira Páscoa em que Gabriel está vendendo os ovos artesanais e isso deu muito trabalho. Sem tempo, nem dinheiro para cursos, ela aprendeu tudo pela internet!

Assim como Lindamarcia, ela  divide suas encomendas com um trabalho fixo:

ADVERTISEMENT

“Ter essa dupla jornada é muito cansativo. Em épocas sazonais de grande movimento, como a Páscoa, consigo dormir apenas uma hora por noite muitas vezes, fazendo os ovos e logo já sigo pro meu trabalho fixo pela manhã.”

Gabriele pode pedir ajuda a sua família e amigos para divulgação e compras. Até o momento ela já vendeu 130 itens, entre ovos de colher, cenourinhas e copinhos de ovos!

ADVERTISEMENT
ARQUIVO PESSOAL/GABRIELE MELLO
Ovos de Páscoa de Gabriele Melo.

“Além de guardar esse dinheiro para a faculdade, o meu retorno financeiro dos doces e dos ovos de Páscoa me ajudam no meu dia a dia complementando meu salário. Ele faz uma grande diferença no final do mês. Tudo isso vale a pena quando o cliente diz que amou os produtos e que estava delicioso.”

ADVERTISEMENT

A estudante conta que prefere encomendas em seu próprio bairro, já que ela não tem carro e precisa usar o transporte público. Mas isso não chega a configurar um problema, pois ela anda colhendo bons frutos de todo esse empreendimento! Ela diz que conseguiu preencher sua meta e que provavelmente volta a universidade semestre que vem!

ADVERTISEMENT
A estudante comemorou as vendas e espera voltar à universidade no próximo semestre.point 121 |

Os últimos anos foram difíceis para o povo brasileiro, muitos perderam seu emprego e não conseguem voltar ao caminho certo.point 225 |

ADVERTISEMENT

A opção foi empreender.point 20 |  De acordo com o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), entre 2014 e 2018, o número de microempreendedores individuais (MEIs) aumentou cerca de 25% na área de padaria e confeitaria com predominância de produção própria.point 219 |

ADVERTISEMENT

O setor de comércio de doces, balas bombons e semelhantes, teve aumento de chegou a 27,8%.point 75 | 1

Para Jacqueline Boriam, economista e analista de negócios do Sebrae, o aumento dos microempreendedores foi impulsionado pela crise econômica.

“Existe o empreendedor por oportunidade, que se programou e decidiu abrir o próprio negócio, mas também vemos aquele empreendedor por necessidade, que perdeu o emprego ou precisa aumentar a renda familiar”, disse.

ADVERTISEMENT

Boriam afirma que que a Páscoa é um dos melhores feriados para o pequeno empresário, pois eles estão cada vez mais ganhando espaço nas vendas.

“Ele consegue ter produtos mais exclusivos, mais personificados, e tem mais flexibilidade para oferecer isso do que grandes indústrias”

ADVERTISEMENT

E os consumidores desses produtos não só ganham exclusividade e praticidade mas também apoiam a economia local.

“A população tem que se conscientizar de que comprar de produtor local gera mais empregos, o dinheiro fica na sua cidade, ele é usado para comprar insumos de outros empresários locais, é um efeito cascata”

ADVERTISEMENT

Ela afirma também que 80% dos empregos no Brasil vem de pequenos negócios.

“Costumamos dizer que comprar de pequeno produtor é transformador. O dinheiro fica no bairro, incentiva a trazer mais renda para dentro do município, desenvolve a comunidade. Você valoriza os pequeno empresário e estimula a inovação.”

ADVERTISEMENT

E então, o que você achou dessa dica? Conte para nós abaixo e não deixe de seguir nossa página para mais posts como este!