X
    Categories: +Ciência

Andar de montanha-russa pode ajudar a expelir pedras dos rins, conclui estudo


 

ADVERTISEMENT

Sofrer com cálculos renais é simplesmente horrível e precisar torcer para conseguir expeli-los é ainda pior. No entanto, um urologista da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma forma muito peculiar que instiga a eliminação das tão desagradáveis pedras.

ADVERTISEMENT

 

O doutor David Wartinger ficou bastante intrigado ao ouvir de diversos pacientes que acabaram expelido cálculos renais depois de andar em uma montanha-russa. A fim de descobrir se era apenas coincidência ou se havia mesmo alguma explicação científica, o médico decidiu conduzir alguns testes.

ADVERTISEMENT

 

Na pesquisa publicada no Journal of the American Osteopathic Association, Wartinger afirma que seus pacientes relataram terem eliminado as pedras após andarem em uma montanha-russa específica no Walt Disney World.

ADVERTISEMENT

 

Para testar esta teoria, o urologista criou um modelo 3D sintético de um rim com três cálculos renais, que possuíam dimensões menores de 4 milímetros. Então, ele andou na montanha-russa Big Thunder Mountain com a réplica dentro de uma mochila por 20 vezes.

ADVERTISEMENT

 

Para sua surpresa, os resultados mostraram que o passeio radical realmente funciona. Wartinger percebeu que, quando estava sentado no último carro do brinquedo, a taxa de eliminação das pedras chegou a 64%. No entanto, o passeio nos carros da frente não foi tão eficaz, funcionando apenas 16% das vezes.

ADVERTISEMENT

 

A pesquisa não parou por aí! O médico testou, ao todo, 174 modelos de cálculos renais que apresentavam diferentes formas, tamanhos e pesos no mesmo passeio. Além disso, ele repetiu os testes em outras duas montanhas-russas, mas somente a Big Thunder conseguiu eliminar os cálculos renais.

ADVERTISEMENT

 

Com isso, o doutor Wartinger concluiu que, para que o passeio seja favorável à eliminação de cálculos renais, a montanha-russa precisa ser rápida, apresente algumas voltas inclinadas, mas sem os famosos “loopings”. No estudo, ele ainda indica que os pacientes deveriam andar na montanha-russa uma vez por ano para diminuir a probabilidade de problemas renais futuros.

ADVERTISEMENT

 

VÍDEOS RECOMENDADOS:

10 piores tipos de dor que são impossíveis para os seres humanos suportarem

 

Se você sofre de dor no nervo ciático, siga essas dicas simples para se ver livre da dor!