Você já ouviu falar em Kjell Inge Røkke? Provavelmente não, mas esse empresário está dando o que falar na área da sustentabilidade! Ele é um ex-pescador que conseguiu se tornar o 10º homem mais rico da Noruega, e de acordo com a
Forbes, hoje sua fortuna equivale a mais de US$ 2,9 bilhões. Boa parte desse dinheiro está sendo investida em um belíssimo projeto de preservação do meio ambiente, que é focado principalmente no oceano e foi apelidado de REV.
REV nada mais significa que Embarcação de Expedição e Pesquisa (em inglês, Research Expedition Vessel). Como o próprio nome já sugere, ele será uma espécie de navio que funcionará como um centro avançado de pesquisas marinhas. Os dois maiores objetivos desse centro é encontrar soluções para os problemas ambientais enfrentados atualmente e explorar, documentar e coletar dados ainda desconhecidos do oceano, da maneira mais sustentável o possível. Para se ter só uma ideia, umas das propostas mais famosas do projeto é retirar 5 toneladas de lixo dos oceanos por dia e queimá-las a bordo sem poluir o meio ambiente.
(Ilustração do navio de pesquisas que Kjell Inge Røkke está construindo)
Não vá pensando que o objetivo de Røkke é lucrar com isso tudo.
Pelo contrário! Segundo o próprio empresário, o que ele mais deseja com isso é retribuir tudo que o oceano já lhe deu de bom na vida e de alguma forma contribuir para a comunidade mundial.Além disso, o projeto será totalmente administrado pela ONG internacional WWF, conhecida por seus diversos projetos de preservação do meio ambiente. Para se sustentar, o programa irá se manter apenas com doações ou com os ganhos obtidos pela parte do navio que é destinada ao público; ele também estará disponível para locação, quer sua estadia tenha intenções recreacionais, ou de estudo.
Os benefícios que esse projeto pode trazer para o futuro da natureza são tanto materiais, quanto imateriais. A carga e a quantidade de pesquisas que acontecerão lá serão enormes e não vai precisar esperar muito para ver essa belezinha em ação; no verão de 2020 ele já estará prontíssimo, navegando pelos mares e coletanto todo o lixo possível.
Para finalizar, não precisa ficar se sentindo mal por achar que faz muito menos pelo planeta que Røkke. Todos nós, sendo bilionários ou não, podemos fazer nossa parte para preservar o planeta. Basta apenas querer e correr atrás disso. A batalha a favor da natureza está só começando e nunca será tarde demais para você entrar nela! E, se você gostou do projeto, por que não dá uma conferida na página