X
    Categories: +Gratidão

Casa de Repouso é coisa do passado, a moda agora é envelhecer com os amigos!


Segundo uma pesquisa da ONU, o mundo está envelhecendo.

ADVERTISEMENT

Isso significa que nos próximos anos, haverá um aumento exponencial da população com idade acima dos 60 anos. A previsão é que nas próximas 4 décadas, o número de idosos triplique.

Com isso, está crescendo também a discussão sobre as diversas formas de se tratar o envelhecimento. Cada vez mais, as pessoas estão chegando à terceira idade com ótima saúde física e mental. Então, é necessário pensar em maneiras de viver essa fase com a maior qualidade possível.

ADVERTISEMENT

 

Quando a idade chega, muitas pessoas precisam mudar drasticamente o modo de viver. Alguns vão morar com os filhos, outros contratam cuidadores e acompanhantes e muitos precisam ir para casas de repouso. No entanto, muitos idosos presam pela independência e preferem morar sozinhos, muitas vezes à contragosto da família.

ADVERTISEMENT

Agora, há uma nova opção que está conquistando o mundo – o Cohousing! Criado na Dinamarca, o Cohousing é um novo estilo de moradia que presa tanto a individualidade quanto o coletivo. O modelo consiste em uma vila privada onde cada morador tem sua casa, mas também existem áreas comuns de convivência, lazer, refeitórios ou até mesmo uma cozinha para todos.

ADVERTISEMENT

 

Esse modelo vem conquistando vários países da Europa, Estados Unidos e, inclusive, Brasil. E está se tornando uma opção tanto para adultos que gostam de viver em comunidade quanto para idosos, que presam por sua individualidade, mas que não querem ficar totalmente sozinhos.

ADVERTISEMENT

A “filosofia” do Cohousing é preservar o “privado”, mas também estabelecer vínculos afetivos entre pessoas e incentivar a troca de experiências. O que é perfeito para os idosos, pois preserva a independência da pessoa, mas mantém a socialização – importantíssima para uma velhice saudável.

ADVERTISEMENT

 

Cada Cohousing estabelece as próprias regras, facilitando a organização e a convivência de todos. Alguns, por exemplo, são exclusivos para vegetarianos.

O modelo deu tanto certo no resto do mundo, que está entrando com força total no radar do mercado imobiliário brasileiro. Os primeiros Cohousing exclusivos para idosos já estão em funcionamento.

ADVERTISEMENT

Você gostaria de envelhecer desta forma? Não deixe de comentar sua opinião abaixo! Para ler mais posts como esse é só seguir a nossa página! :)