X
    Categories: +Ciência

Cientistas russos alegam ter ressuscitado vermes de 40 mil anos de idade que estavam escondidos no gelo


No periódico 

ADVERTISEMENT

Doklady Biological Sciences, uma equipe de cientistas russos anunciou a descoberta de antigos vermes nemátodos capazes de ressuscitar depois de passar pelo menos 32 mil anos escondidos em permafrost. Se for legítima, essa descoberta representaria o retorno de um congelamento com o maior tempo de intervalo já visto em um organismo complexo multicelular, superando até mesmo os processo de congelamento já registrado em tardígrados.

Os vermes foram entre mais de 300 amostras de solo congelado tiradas das planícies do Rio Kolimá, na Sibéria, pelos próprios pesquisadores.

ADVERTISEMENT

Duas das amostras continham os vermes, com uma delas vindo de uma toca de esquilo escondida datando de 32 mil anos e outra de uma geleira datando de 40 mil anos.

Os cientistas isolaram os nemátodos intactos e mantiveram as amostras a 20ºC, deixando-as cercadas por comida em uma placa de Petri. Nas semanas que se seguiram, eles perceberam que os vermes comiam a comida e clonavam as suas famílias, que os cientistas resolveram cultivar separadamente (estas também prosperaram).

ADVERTISEMENT

 

 

Até hoje, os registros de animais mais antigos que se tem notícias são as bactérias escondidas em cristais de sal há mais de 250 milhões de anos. Animais descongelados mais antigos datam apenas de décadas no máximo, como, por exemplo, o grupo de tardígrados que foi ressuscitado depois de 30 anos no gelo.

ADVERTISEMENT

Como sabemos pouco sobre a genética dos vermes encontrados, há estudiosos que afirmam que há pouco a ser revelado sobre a longevidade da espécie.point 172 | Mesmo depois de descongelados, não há muito a se comparar, pois não há populações atuais para confirmar suas características e estudar informações, antes de afirmar se essa espécie de vermes é ou não igual aos vermes antigos.point 361 |

ADVERTISEMENT

Além disso, tampouco se sabe se esse tipo de verme nos faria algum mal (embora algumas espécies de nemátodos possam nos fazer adoecer).point 114 | Ainda assim, quando se está estudando criaturas congeladas em um tempo longínquo no Ártico, uma série de cuidados nesse sentido são necessários.point 238 |

ADVERTISEMENT

Afinal, esses vermes estão com uma fome acumulada de 40 mil anos! Salve-se quem puder…!point 79 | 1

 

[Doklady Biological Sciences via Science Alert]

 

 

Se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos e familiares!

Tatuadora Brasileira Ganha A Vida Fazendo Tatuagens Feias

 

ADVERTISEMENT

Não se esqueça de ▼ curtir a nossa página ▼ para mais histórias inspiradoras :)