X
    Categories: +Ciência

Conheça o Vantablack: a “cor” mais preta que existe!


Quando nos deparamos com um objeto na cor preta, é comum que possamos ver seus detalhes, formato e até mesmo identificar a textura apenas com os nossos olhos.

ADVERTISEMENT

Bem, esse não é o caso do Vantablack, a tonalidade mais preta já vista até hoje. Ela é tão escura que é impossível visualizar seus detalhes, como se seus olhos estivessem te pregando uma peça. Ela até vem sendo considerada a experiência mais próxima do que seria se estivéssemos vendo um buraco negro. Não acredita? Dá uma olhadinha na imagem abaixo então!

ADVERTISEMENT

Pode não parecer, mas esses dois objetos tem exatamente o mesmo formato! Contudo, é impossível ver os detalhes do rosto na escultura que foi pintada com o Vantablack, né? Bizarro!

 

O Vantablack não pode ser considerado uma cor, pois é a ausência dela. Com a capacidade de absorver 99,96% da luz, faz com que seja impossível que olhos humanos possam reconhecer qualquer detalhe em uma superfície com essa tonalidade. A demonstração abaixo mostra como ele funciona:

ADVERTISEMENT

https://twitter.com/scienmag/status/879346059788644352

Criado por cientistas a partir de nanotubos de carbono, essa tonalidade só é possível pois em cada centímetro quadrado dela há cerca de um bilhão de nanotubos de carbono. Por conta disso, quando a luz entra em um objeto dessa tonalidade, ela fica “presa” dentro dele, fazendo com que praticamente nada de luz chegue até os seus olhos.

ADVERTISEMENT

 

Embora pareça, o Vantablack não é uma tinta, ou seja, não é qualquer objeto que pode ser “pintado” com essa tonalidade.point 265 |

ADVERTISEMENT

Contudo, desde que começou a ser desenvolvido há três anos, diversos designers, arquitetos e astrônomos demonstraram interesse nele, seja para a decoração de objetos, como um relógio lançado pela marca suíça MCT, que tinha o fundo em Vantablack, o que fazia com que seus ponteiros parecessem flutuar, ou então para bloquear a luz dispersa pelo sol em um telescópio óptico que será acoplado a um satélite.point 339 | 1

ADVERTISEMENT

Mas, não foram apenas esse tipo de pedidos que os cientistas receberam. Algumas pessoas também disseram que gostariam de poder se rolar nessa cor, enquanto que outras queriam comê-la! Antes que você também tenha essas ideias e resolva pintar sua casa de Vantablack, aqui vai a notícia desanimadora: ele é mais caro por quilo do que diamante ou ouro. Ou seja, nem tão cedo um de nós vai poder ver essa tonalidade com os próprios olhos.

ADVERTISEMENT

 

O que você faria se pudesse ter uma tonalidade com essa em mãos? Conta pra gente nos comentários!

Ah, e não se esqueça de curtir a nossa página para mais histórias como essa!!