X
    Categories: +Ciência

Cura do HIV: pesquisadores brasileiros descobrem uma planta que pode acabar com o vírus


Pode parecer inacreditável, mas é verdade: uma planta encontrada na flora brasileira, a Abrus pulchellus tenuiflorus, pode ser a solução para o combate do HIV e Aids, segundo uma pesquisa feita pela

ADVERTISEMENT

USP.

Isso porque os cientistas da Universidade de São Paulo, do campus de São Carlos, descobriram que a proteína Pulchellina, encontrada na planta, quando conjugada à ação de anticorpos, pode combater o HIV rapidamente, até mesmo em questão de minutos.

ADVERTISEMENT

 

Os anticorpos necessários são os mesmo usados na detecção do vírus. Para essa pesquisa, eles foram produzidos em laboratório pela Universidade da Luisiana, nos Estados Unidos, que fizeram uma parceria com os cientistas da USP. Já as células portadoras do vírus HIV usadas para os testes com a substância combinada foram fornecidas pelo Department of Pediatrics da Harvard Medical School.

ADVERTISEMENT

 

Os cientistas brasileiros comprovaram através de diversos testes que a substância, que combina a Puchellina aos anticorpos, consegue identificar as células contaminadas e eliminar o vírus HIV, tudo isso sem afetar os glóbulos brancos saudáveis.

ADVERTISEMENT

 

A pesquisa, que foi publicada pela revista científica Nature, mostra que a substância, além de muito eficiente, age com rapidez, eliminando cerca de 90% das células infectadas em apenas 10 minutos.

ADVERTISEMENT

Segundo Ana Paula Ulian Araújo, uma das pesquisadoras responsáveis pelo estudo, falou da importância dessa descoberta: “É o começo muito positivo que pode trazer, a partir de estudos então posteriores, quem sabe a tão desejada cura da Aids. É claro que a gente não pode dizer isso agora, mas o potencial existe e é muito promissor”.

ADVERTISEMENT

Segundo os cientistas, a próxima etapa para essa pesquisa inovadora é iniciar os testes em macacos e, posteriormente, em humanos.

 

Vídeo recomendado: Cientistas em Israel desenvolvem colírio capaz de fazê-lo parar de usar óculos

ADVERTISEMENT

 

Vídeo recomendado: Itens alimentares que podem ficar na despensa por muito tempo, pois eles nunca estragam!