X
    Categories: +Ciência

Especialistas alertam: Incidência do câncer de cólon está aumentado!


Nos últimos anos, o aumento nos casos de câncer de cólon em pessoas com menos de 50 anos de idade está preocupando os especialistas.

ADVERTISEMENT

Há pouco tempo, a maioria dos que apresentavam a doença eram homens e mulheres acima dos 65 anos. No entanto, atualmente, pessoas na faixa etária abaixo dos 50 têm quatro vezes mais chances de desenvolver câncer de cólon.

Michael Sapienza, CEO da Colorectal Cancer Allience, afirmou que os médicos especialistas não sabem exatamente o que provocou essa mudança, mas diz que todos devem prestar muita atenção aos sintomas, que podem passar facilmente como problemas do cotidiano.

ADVERTISEMENT

 

Os sintomas do câncer colorretal, muitas vezes, são mal interpretados, principalmente os dos estágios iniciais. O motivo disso é por não serem sinais e sintomas óbvios de câncer. Por isso, é muito importante ficar atento e fazer exames preventivos regularmente.

ADVERTISEMENT

 

Ficou curioso para saber quais são os sinais do câncer de cólon? Conheça abaixo os 5 principais que devem ser levados a sério.

 

 

Cansaço

 

Um dos sintomas mais comuns do câncer de cólon, o cansaço contínuo acontece devido ao sangramento lento dos pólipos ou tumores no trato digestivo, o que, com o tempo, causa a diminuição dos glóbulos vermelhos e de ferro no sangue. Além de resultar em uma grave anemia, causa cansaço e exaustão contínuos.

ADVERTISEMENT

 

Sangramento retal

Pode parecer estranho, mas o sangramento retal, muitas vezes, é um sintoma mal interpretado, pois também pode ser um sinal de outras condições mais inofensivas, como pequenas lesões no anus ou hemorroidas. Inclusive, muitos pacientes que foram diagnosticados com câncer no reto e no cólon disseram que, inicialmente, acreditavam estar com hemorroidas, por causa da coceira e do sangramento. Caso esteja com esse sintoma, procure um médico.

ADVERTISEMENT

 

maxtaylors/shutterstock

 

Sangue nas fezes

O sangue nas fezes pode aparecer de várias maneiras e é preciso estar atento a elas. Além de aparecer como listras vermelhas, o sangue também pode dar um aspecto escuro e pegajoso às fezes, o que indica a presença de sangue seco. Pode parecer estranho e um pouco nojento, mas é preciso estar sempre atento ao aspecto das fezes e, principalmente, se há sinais de sangue.

ADVERTISEMENT

 

Mudanças ​​nos hábitos intestinais

Um dos indícios do câncer de cólon é a mudança sem explicação dos hábitos intestinais.point 109 | Além de alterar a cor, forma e consistência das fezes, a doença pode afetar a frequência com que a pessoa vai ao banheiro e ser a origem de muitos outros transtornos nesse quesito.point 257 |

ADVERTISEMENT

Pode, por exemplo, causar uma diarreia contínua, prisão de ventre ou dar a sensação de que o intestino não está sendo esvaziado por completo depois de ir ao banheiro.point 138 | Algumas vezes, a enfermidade deixa as fezes muito finas.point 186 | Caso você observe que alguma dessas alterações esteja durando mais de uma semana, é preciso consultar um médico.point 281 | 1

ADVERTISEMENT

 

 

Dor no estômago

Muitas vezes, o câncer no cólon ou colorretal pode causar cólicas frequentes, náusea, vômito e uma enorme sensibilidade na barriga. Normalmente, isso acontece quando a doença já está em um estágio mais avançado e se espalhou para outras áreas.

ADVERTISEMENT

 

Infelizmente, muitas pessoas que apresentam sintomas do câncer colorretal não sabem que aqueles incômodos podem ser indícios de algo mais grave. Por isso, não procuram os médicos ou fazem exames. Como é sabido, um diagnóstico logo no início pode fazer toda a diferença para o tratamento e cura. Então, é importante fazer exames de triagem regularmente e, claro, sempre consultar um médico.

ADVERTISEMENT

 

 

Vídeo relacionado: 5 razões pelas quais as batatas fazem bem para a saúde

 

Vídeo relacionado: Suas células estão comendo as suas tatuagens!