X
    Categories: +Ciência

Fome causa mesmo mau humor, revela estudo


 

ADVERTISEMENT

Se você fica extremamente mal-humorado quando está com fome, saiba que isso não é chatice sua e isso não te faz uma pessoa difícil. Muito pelo contrário, esta é uma reação muito natural do organismo. Para que tenhamos energia suficiente, o corpo utiliza a reserva de glicose armazenada no fígado e nos músculos. Caso isso falte, ele procura as reservas de gordura.

ADVERTISEMENT

 

 

Portanto, ao ficar sem se alimentar, o fígado é forçado a trabalhar mais. Este processo torna o organismo mais leito, fazendo com que você sinta fraqueza, o raciocínio fique mais lento, com sono e, claro, te deixe bastante mal-humorada. Sendo assim, para fugir deste mau humor, é preciso manter a energia alta e o nível de açúcar no sangue estável. Para isso, é necessário ingerir caloria suficientes durante o dia.

ADVERTISEMENT

 

 

Para comprovar de uma vez por todas que o mau humor quando se está com fome é uma reação normal do organismo causado pela falta de glicose, um grupo de cientistas resolveu estudar a influência desta substância no corpo e nos sentimentos das pessoas.

ADVERTISEMENT

 

Os pesquisadores estudaram 107 casais casados por 21 dias, medindo constantemente os níveis de glicose no sangue de cada voluntário. Para testar a irritação e agressividade dos pacientes, os cientistas criaram uma competição na qual os casais disputavam entre si. O perdedor era exposto a um som muito alto, liberado pelo vencedor.

ADVERTISEMENT

 

 

Os cientistas observaram que, quanto menor o nível de glicose no sangue (e maior a fome), o vencedor expunha o perdedor ao ruído com maior intensidade e por muito mais tempo. Sendo assim, conseguiram traçar um paralelo bastante convincente entre a fome e o mau humor. Eles também observaram que após comeram um lanche, os voluntários agiam de forma mais amigável.

ADVERTISEMENT

 

 

 

 

Vídeos recomendados:

 

10 piores tipos de dor que são impossíveis para os seres humanos suportarem

 

Top 4 mistérios mais estranhos que levaram um século para serem resolvidos