Frances McDormand fez uma bela homenagem às mulheres na cerimônia do Oscar deste ano.
A atriz de 60 anos desbancou Meryl Streep, Saoirse Ronan, Sally Hawkins e Margot Robbie, vencendo o prêmio na categoria Melhor Atriz por seu papel no filme “Três Anúncios Para Um Crime”. E aproveitou o momento de destaque do seu discurso de vencedora para transmitir uma importante mensagem.
Ovacionada pelo público e visivelmente nervosa, a atriz começou seu discurso com o tom ácido característico: “Estou hiperventilando um pouco.
Me levantem se eu cair, pois tenho algumas coisas a dizer”. Frances agradeceu ao diretor do filme e à sua família, evidenciando o tom de protesto desde o início: “Eu quero agradecer ao Martin McDonagh, olhe o que você fez.Somos um bando de rebeldes e anarquistas, mas até que conseguimos ficar apresentáveis.
Eu quero agradecer cada pessoa neste local, minha irmã Dorothy. Eu amo você, Dot. E, especialmente, quero agradecer ao meu clã: esses dois indivíduos foram criados por mães feministas, eles valorizam uns aos outros e os que estão ao redor deles.Eu sei que vocês estão orgulhosos de mim.
E isso me preenche com uma alegria infinita”.Frances, então, surpreendeu a plateia ao deixar seu Oscar no chão (dando dois tapinhas na cabeça da estatueta como forma de carinho) e afirmou “quero botar algo em perspectiva”, dando início ao momento mais emocionante da noite.
“Se eu pudesse ter a honra de pedir que todas as mulheres que foram indicadas essa noite ficassem de pé — atrizes, produtoras, diretoras, designers(..) Meryl, se você fizer isso, todas farão”, disse. Meryl Streep prontamente se levantou, seguida de todas as outras mulheres também, levando a plateia à loucura em um momento de arrepiar. Nesta edição, apenas 11 mulheres foram indicadas.
Frances continuou seu discurso, explicando o motivo de colocar em evidência as mulheres que concorriam ao prêmio: “Ok, todos vocês. Todos vocês, olhem ao redor. Olhem ao redor, senhoras e senhores, porque todas nós temos histórias para contar e projetos que precisam ser financiados”.
A atriz continuou o discurso, dando uma dica valiosa à indústria de como sair da teoria e realmente apoiar projetos feitos e pensados por mulheres. “Não falem conosco na festa de hoje. Convide-nos para o seu escritório ou você pode vir para o nosso, o que for melhor, e falaremos sobre o assunto. Tenho duas palavras dizer antes de sair daqui esta noite. Senhoras e senhores: cavaleiro de inclusão.”
O termo “inclusion rider”, traduzido para português como “cavaleiro de inclusão”, é uma cláusula que pode ser incluída nos contratos, exigindo que o elenco e a equipe daquele projeto tenham o mínimo de diversidade.
Em “Três Anúncios Para um Crime” (Three Billboards Outside Ebbing Missouri), McDormand interpreta Mildred Hayes, uma mulher que está cansada da falta de respostas sobre morte sua filha e decide tomar suas próprias atitudes para mobilizar a polícia para solucionar o crime, despertando a ira dos oficiais da lei e de toda a cidade.
Assista ao discurso completo.
https://www.youtube.com/watch?v=5JEI0sjJs8c
O que achou da atitude de Frances McDormand? Não deixe de comentar sua opinião abaixo! Para ler mais posts como esse é só seguir a nossa página! :)