X
    Categories: +Ciência

Paracetamol MATA? Especialistas falam sobre os riscos de administrar o medicamento de forma errada


O paracetamol é um dos remédios mais populares que existe e não é difícil adquiri-lo em qualquer farmácia.

ADVERTISEMENT

Porém, as facilidades e benfeitorias do analgésico podem fazer com que algumas pessoas o administrem de forma errada, o que gera graves riscos e pode levar à morte.

De acordo com o site DROPS, abusar do uso do paracetamol provoca insuficiência hepática aguda, danificando o fígado ao prejudicar as conexões estruturais vitais entre as células adjacentes do órgão. Em casos raros, o paciente pode necessitar de um transplante ou até mesmo morrer por complicações da doença.

ADVERTISEMENT

O maior problema relacionado ao paracetamol é a hiperdosagem, já que o medicamento é frequentemente combinado a outros medicamentos, o que resulta em uma dose mais forte do que o fígado aguenta. E o mais perigoso é que o paciente demora a buscar ajuda, já que doenças do fígado possuem sintomas comuns como náuseas e perda de apetite, que aparentemente não parecem graves.

ADVERTISEMENT

Outro problema é a mistura do medicamento com bebida alcoólica. Pacientes que, mesmo tomando paracetamol em doses recomendadas pelo médico, consomem mais do que três doses de bebida alcoólica por dia, devem tomar cuidado com possíveis danos ao fígado.

ADVERTISEMENT

Portanto, para que o paracetamol seja corretamente utilizado e traga benefícios, é importante tomá-lo em doses certas, não misturar com outros medicamentos sem a autorização de um médico e evitar consumir bebida alcoólica durante o tratamento.

ADVERTISEMENT