X
    Categories: +Gratidão

Sozinho, brasileiro cria “ecobarreira” para limpar rio


Diego Saldanha estava cansado de ver tudo quanto é lixo boiando no rio que passava próximo a sua casa.

ADVERTISEMENT

Latinhas, garrafas pet, fogão, produtos de limpeza, era possível encontrar tudo quanto é tipo de coisa no rio Atuba, na cidade de Colombo, no Paraná.

Ele, que cresceu na região e já nadou e pescou muito no rio, não aguentava mais ver a situação das águas piorar progressivamente. Mesmo com muitas reclamações da população sobre o problema, ninguém fazia nada, muito menos o poder público. Então Diego, que trabalha vendendo frutas nos semáforos, decidiu arregaçar as mangas para salvar o rio e garantir que seus filhos possam usufruir do Atuba assim como ele.

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT

Posted by Diego Saldanha on Wednesday, December 27, 2017

Com as próprias mãos, Diego construiu uma ecobarreira, usando galões de água vazios e redes de proteção. Por mais que pareça uma construção simples, há uma ciência por trás, que faz com que a barreira acompanhe o nível da água e seja extremamente eficaz na filtragem das impurezas.

ADVERTISEMENT

Desde que foi colocada, em um local estratégico, no início de 2017, estima-se que a ecobarreira já tenha tirado uma tonelada e meia de resíduos do rio. Tudo o que é reciclável é encaminhado ao colégio dos filhos de Diego para ser vendido e arrecadar fundos para a instituição. Até agora, já conseguiram mais de mil reais.

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT

Vou gravar um video pro JN mas vou mostrar o Brasil como ele realmente se apresenta! Pôr que tem que ser nós lugares mais belos?

Posted by Diego Saldanha on Friday, January 19, 2018

 

Os objetos mais “estranhos” são retirados do rio e ficam expostos em uma espécie de museu criado para conscientizar a população e visitantes. Alguns objetos curiosos que estão expostos são: uma cadeirinha infantil para carros, um motor de máquina de lavar, um aquecedor elétrico e bonecas, que a mãe de Diego reforma e vende no brechó que tem na cidade.

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT

Posted by Diego Saldanha on Friday, October 20, 2017

A ecobarreira de Diego fez tanto sucesso que agora ele é convidado a fazer palestras em colégios.

O que achou dessa iniciativa? Não deixe de comentar sua opinião abaixo! Para ler mais posts como esse é só seguir a nossa página! :)

ADVERTISEMENT