X
    Categories: +Ciência

Experimento de estudantes do Ensino Médio chama a atenção para os perigos do Wi-Fi


A conveniência sempre vem com um preço.

ADVERTISEMENT

Naturalmente, com uma maior conveniência, o preço é ainda maior.

A maior conveniência que temos hoje em dia é a internet, é graças a ela que você está lendo esse artigo. Caso contrário, você teria que sair para comprar uma revista.

A internet é uma complexa rede de sinais entrelaçados transmitidos e recebidos através de comunicações por satélite.point 291 |

ADVERTISEMENT

Para esses satélites e antenas transmitirem esses sinais para todo o planeta, eles precisam de energia.point 88 | Muita energia.point 101 | Qualquer coisa que tenha energia emite radiação, desde reatores nucleares até a nossa televisão, computadores e celulares.point 207 |

ADVERTISEMENT

Radiação são ondas invisíveis de energia que os nossos olhos não conseguem ver, mas podem ter efeito prejudicial sobre a nossa saúde.point 112 |
point 112 | 1

 

 

 

Os cientistas vêm há muito tempo criticando os efeitos prejudiciais da radiação, mas nenhum deles realmente nos explica em termos leigos ou nos mostra os efeitos. Para nossa sorte, alguns estudantes do Ensino Médio chamaram a atenção para a questão e explicaram em termos fáceis o que está acontecendo, para que possamos entender ou pelo menos ter uma ideia geral do problema.

ADVERTISEMENT

 

 

Para os nossos computadores e aparelhos digitais se conectarem à Internet, o local deve ter um roteador ou Wi-Fi.point 157 | O Wi-Fi funciona como um fio invisível que liga seu telefone a esse roteador ou modem que, por sua vez, serve como sua porta de conexão para a internet.point 281 |

ADVERTISEMENT

Hoje em dia, mesmo as crianças em idade pré-escolar sabem como se conectar e usar esses aparelhos.point 82 | Nós os usamos diariamente.point 105 | Por conta disso, estamos constantemente expostos às radiações que essas coisas emitem.point 180 | Mas, como?point 189 | 1

 

ADVERTISEMENT

 

Cinco estudantes do Ensino Médio conduziram um experimento. O problema: elas notaram ter dificuldade em se concentrar na aula depois de dormir com seus celulares ao lado da cama na noite anterior. Elas também tinham dificuldade para pegar no sono.

ADVERTISEMENT

Não, não era porque elas usavam os aparelhos a noite inteira, mas elas suspeitaram que tinha algo a ver com a radiação emitida pelo Wi-Fi e seus celulares. Então, para um trabalho de biologia, elas decidiram fazer uma experiência simples, que culminou em resultados incrivelmente substanciais.

ADVERTISEMENT

As meninas usaram sementes de agrião para o experimento. Quanto ao porque do uso das sementes de agrião, elas tinham razões científicas, mas não as explicaram.

 

 

Elas prepararam 400 sementes de agrião e as separaram em 12 recipientes diferentes. Seis dos recipientes foram colocados ao lado de um roteador de Wi-Fi, e os outros seis foram colocados o mais longe possível. Todas as outras variáveis controladas, como água, temperatura, quantidade de luz solar, etc. em todas as amostras foram idênticas.

ADVERTISEMENT

Após 12 dias acompanhando de perto suas mudanças, os resultados foram surpreendentemente convincentes.

As sementes de agrião ao lado do roteador morreram. Algumas delas apodreceram e outras se deterioraram de alguma forma.

 

ADVERTISEMENT

 

Por outro lado, as sementes de agrião armazenadas longe do roteador permaneceram verdes e saudáveis.

Lea, uma das estudantes, disse: “É realmente assustador que o efeito tenha sido tão brutal, ficamos muito chocadas com o resultado”.

ADVERTISEMENT

Embora estudos adicionais devam ser realizados para verificar esses resultados, para o público comum, eles são suficientes para percebermos que estamos expondo nossos corpos a essas radiações e que nossos aparelhos eletrônicos podem ter efeitos negativos consideráveis sobre nossa saúde.

ADVERTISEMENT

 

 

Como consequência da descoberta, Lea disse: “Nenhuma de nós dorme mais com o celular ao lado da cama. Ou colocamos o celular muito longe, ou em outro quarto. E o computador sempre é desligado antes de dormir”.

ADVERTISEMENT

Um renomado professor do ‘Instituto Karolinska’ em Estocolmo, Olle Johansson, expressou seu apoio ao experimento dessas garotas e considerou-o brilhante. Ele ainda planeja recriar o experimento em uma instalação de pesquisa adequada com seus colegas e espera poder contar com a ajuda delas.

ADVERTISEMENT

 

 

As meninas ficaram dentro do alcance de seus conhecimentos, implementaram habilmente e desenvolveram uma experiência muito elegante.point 179 | A riqueza de detalhes e precisão é exemplar, escolher o agrião foi muito inteligente e eu poderia ficar o dia todo as elogiando… Espero sinceramente que elas passem sua futura vida profissional trabalhando com pesquisas porque acho que elas têm uma aptidão natural para isso.point 411 |

ADVERTISEMENT

Pessoalmente, eu adoraria tê-las na minha equipe”, Johanssen acrescentou.point 71 | point 71 | 1

Da próxima vez que usar o celular na cama, certifique-se de colocá-lo longe de você antes de pegar no sono. Isso é, se você não quiser compartilhar o mesmo destino daquelas sementes de agrião.

ADVERTISEMENT

 

Como você acha que deve evitar ou diminuir seus riscos com todos os aparelhos que usa todos os dias? Conta pra gente!!

Ah, e não se esqueça de curtir a nossa página para mais histórias como essa!!