X
    Categories: +Ciência

Ter um chefe ruim é muito prejudicial à saúde, dizem cientistas


Quem já precisou trabalhar em um lugar com pessoas desagradáveis sabe como isso pode afetar a saúde física e mental de alguém.

ADVERTISEMENT

Cientes disso, pesquisadores da Harvard Business School, em parceria com a Universidade de Stanford, decidiram estudar os danos que um ambiente de trabalho hostil pode causar em uma pessoa.

 

ADVERTISEMENT

 

A pesquisa, publicada no periódico científico Behavioral Science & Policy Association, analisou dados de mais de 200 estudos específicos sobre ambientes laborais. Ao cruzar as informações, foi possível concluir que trabalhar em um ambiente insalubre gera níveis de estresse tão altos que acaba sendo tão prejudicial à saúde quanto ser um fumante passivo.

ADVERTISEMENT

 

Além disso, os cientistas afirmam que o conflito entre trabalho e família dobram as chances de a pessoa desenvolver algum problema psicológico, como ansiedade e depressão, e aumentam em 90% as chances de desenvolver alguma doença física. Outro fator de risco é o sentimento de insegurança na carreira.

ADVERTISEMENT

 

 

De acordo com um estudo feito pela Associação de Psicologia dos Estados Unidos, no entanto, a principal causa do estresse no ambiente laboral é ter um chefe ruim. A pesquisa foi feita on-line, onde os voluntários se sentem mais seguros para responder com sinceridade, e contou com a participação de mais de 1.700 adultos.

ADVERTISEMENT

 

Para 75% dos participantes, todos norte-americanos, ter um péssimo chefe, que não dá o reconhecimento devido ao funcionário ou age de maneira abusiva, é a maior causa de infelicidade no trabalho. Além disso, ter uma baixa remuneração e expedientes muito longos também encabeçam a lista de fatores de estresse.

ADVERTISEMENT

 

 

Para evitar que o estresse do trabalho afete sua saúde física e mental, é importante focar em práticas para reduzir seu impacto. Praticar atividade física regularmente ajuda a manter os níveis de endorfina altos, que age diretamente no sistema nervoso central, reduzindo sintomas depressivos e de ansiedade.

ADVERTISEMENT

 

Além disso, é fundamental consultar um médico, algo que muitas vezes evitamos por falta de tempo, para fazer check-up regulares. Para garantir uma boa saúde mental, é possível incorporar no dia a dia práticas de meditação, ioga ou ter o acompanhamento de um terapeuta.

ADVERTISEMENT