X
    Categories: +Ciência

Usar aparelhos eletrônicos com frequência pode causar miopia em crianças


Nos dias de hoje, as crianças estão recorrendo à tecnologias cada vez mais jovens e não é incomum que passem uma parcela do dia mexendo em tablets, celulares e computadores.

ADVERTISEMENT

Embora seja um bom método para manter os pequenos distraídos, pode acabar fazendo mal para seus olhos.

A oftalmologista Rosane da Cruz Ferreira acredita que a geração atual está sofrendo os efeitos da miopia (dificuldade de ver de longe) mais cedo e em graus maiores do que as gerações anteriores. Quando as crianças passam muito tempo olhando para telas pequenas, focando os olhos na visão de perto, o cérebro passa a acreditar que ela é mais importante do que a visão de longe.

ADVERTISEMENT
©Desktop Background

É claro que fatores genéticos também influenciam no surgimento da doença, ou seja, se já há uma predisposição genética, os aparelhos eletrônicos podem causar um prejuízo ainda maior aos olhos dos pequenos.

ADVERTISEMENT
©kidscreen.com

Para que as crianças não sejam prejudicadas, é necessário controlar o tempo de uso desses aparelhos. Além disso, é importante marcar exames oftalmológicos anuais até os 10 anos de idade.

ADVERTISEMENT

Caso seu filho tenha dores de cabeça frequentes, aperte os olhos ou precise franzir a testa para ler, ou ainda precise sentar muito próximo da televisão e apresente dificuldade de enxergar o quadro em sala de aula, é importante realizar uma consulta médica. Esses sintomas podem tanto ser de miopia quanto hipermetropia e/ou astigmatismo.

ADVERTISEMENT

 

O que achou desse artigo? Conta pra gente nos comentários!

E não se esqueça de curtir nossa página no Facebook, para mais histórias como essa!