X
    Categories: +Ciência+Cotidiano

Veja como a posição em que você dorme afeta a sua saúde


Você sabia que, em média, nós passamos 25 anos da vida dormindo?

ADVERTISEMENT

Não, não fique triste! Isso é, na verdade, muito importante e necessário. Através do sono, recuperamos energia, espairecemos ideias, melhoramos o funcionamento do nosso corpo, liberamos hormônios e substâncias importantes e possibilitamos o pleno funcionamento do cérebro.

ADVERTISEMENT

No entanto, a posição que escolhemos para dormir também é um detalhe importante. Você já pensou sobre isso?

Então confira os aspectos positivos e negativos de cada posição para se dormir:

Posição do tronco

ADVERTISEMENT

Nesse caso, a pessoa deita de lado com ambos os braços mantendo linhas retas. É preferível dormir do lado esquerdo para permitir que os órgãos vitais repousem.

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT


Posição do soldado

 

De longe, essa é a melhor posição para se dormir, pois nela a coluna vertebral está devidamente descansada e não há sobrecarga de nenhuma parte específica do corpo. A postura é similar à Savasana, no yoga.

ADVERTISEMENT

Além da vantagem de ser uma posição que possibilita o descanso da coluna vertebral, do pescoço e dos braços, essa postura reduz o refluxo gástrico, combate a insônia, reduz as possibilidades de ter dores de cabeça e evita as rugas faciais.

Em termos de desvantagem, essa postura pode agravar o ronco naqueles que sofrem de apneia do sono, além de poder causar dor lombar e não ser aconselhável para o feto.

ADVERTISEMENT

Para solucionar algum desconforto que você sinta ao dormir nessa posição, você pode colocar um travesseiro grande por baixo da parte posterior dos joelhos, pois isso ajudará a apoiar melhor a curva natural da parte inferior das costas.

ADVERTISEMENT

Posição de Yearner

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT

Esta posição é uma variação da posição de soldado. Nela, a pessoa deita de costas, mas com os braços para cima, na altura da cabeça. Essa posição é boa para descansar a coluna vertebral e o pescoço, também cura a insônia e reduz as chances de dores de cabeça.

ADVERTISEMENT

Nessa posição, o estômago pode descansar na parte de baixo, fazendo com que as substâncias presentes nele não voltem a entrar no esôfago.

Assim como na posição anterior, há chances de agravamento do ronco. Além disso, dormir com os braços abertos pode fazer pressão sobre os nervos do ombro, causando dor.

ADVERTISEMENT

Para solucionar eventuais desconfortos, você pode evite usar travesseiro ao dormir nessa posição, para permitir que cabeça, pescoço e coluna repousem numa postura natural.

Posição de queda livre

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT

Posição fetal

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT