X
    Categories: + Moda e Beleza+Bem estar+Cotidiano

10 fatos que todos deveriam saber sobre a herpes labial


Estamos no início do ano e você sabe o que quer dizer? Verão! Mas você sabe o que isso também significa? Maior chances de se contrair uma herpes labial.

ADVERTISEMENT

Sim, parece assustador de imaginar isso, porém o excesso de luz do sol pode te fazer ficar com as famosas e indesejáveis feridinhas na boca.

Claro que um pouco de protetor labial pode ser crucial nessas horas, mas você já se perguntou qual realmente é melhor maneira de se lidar com isso?

ADVERTISEMENT

A herpes labial pode ser bastante irritante, e às vezes até contagiosas. É por isso que um melhor conhecimento sobre essa intrusa é crucial para o seu tratamento.

Abaixo, reunimos 10 dos fatos mais importantes sobre essas feridas. Dá só uma olhada:

ADVERTISEMENT

1. O que é a herpes labial?

A herpes labial é uma pequena bolha cheia de líquido que normalmente ocorre na região dos lábios e ao redor dela. Elas geralmente são bem pequeninas, mas, podem crescer e se tornar bem desconfortáveis.

ADVERTISEMENT

2. O que causa essa condição?

A herpes labial ocorre devido a uma infecção viral, causada pelo tipo 1 do vírus da herpes simples, o HSV-1. Segundo a dermatologista Maria Fernanda Gavazzoni, cerca de 90% da população brasileira está contaminada com esse vírus e, portanto, não tem muito o que fazer para se escapar dele.

ADVERTISEMENT

Existem dois tipos complexos de HSV, dos quais Tipo I causa feridas.

 

3. Como detectar esses tipos de ferimento?

Detectar a herpes labial não é tão difícil assim. Normalmente, uma ferida como essas parece uma pequena bolhinha presente na região oral externa, que de vez em quando pode aparecer nos lábios em amontoados de manchas.

ADVERTISEMENT

Bolhas como essas podem conter um fluído e geralmente se quebram ou rasgam com facilidade, também podendo começar a exalar ou formar uma crosta após suas eclosões.

4. Como é ter uma crise dessa doença?

Os sintomas podem variar. Os sinais usuais para isso são sensações de coceira ou queimação, seguidas de formigamento e, finalmente, a aparência das erupções indesejáveis. Após a formação das bolhinhas, elas podem eclodir e ou formar uma casquinha.

ADVERTISEMENT

5. Diferença entre a herpes bucal e as aftas

Existem grandes diferenças entre a herpes labial e as aftas.

Segundos médicos, as aftas afetam somente as mucosas e não são contagioso, enquanto que a herpes labial é contagiosa e viral.

ADVERTISEMENT

6. Como ela se espalha?

O HSV é um vírus, o que faz dele bastante contagioso. A herpes bucal pode se espalhar através de contatos íntimos como beijos, compartilhar do mesmo copo, etc.

ADVERTISEMENT

E mesmo que as feridas não se façam presentes sempre, uma pessoa pode sim carregar este vírus e transmiti-lo.

7. Esse tipo de ferimento está relacionado de alguma forma com a herpes genital?

Todos já ouvimos isso pelo menos uma vez na vida: ter herpes labial é a mesma coisa que ter herpes genital. No entanto, isso é extremamente falso.

ADVERTISEMENT

Estas duas doenças podem ser causadas pelo mesmo vírus, o HSV, porém existem diferenças bem claras entre as duas. Enquanto a herpes genital é causado pelo HSV de Tipo II, a herpes oral é causado pelo HSV de Tipo I.

ADVERTISEMENT

Um fato comum entre as doenças é que ambas podem ser espalhados através de contatos íntimos como relações sexuais orais.

8. As feridas podem deixar cicatrizes?

Felizmente, a resposta é não. A herpes labial não deixa cicatrizes e desaparece após apenas alguns dias ou semanas.

ADVERTISEMENT

9. Como curar essa doença

Infelizmente não se existe uma cura definitiva para esse tipo de doença. Entretanto, existem alguns tratamentos e pomadas que podem aliviar bastante os sintomas em momentos de crise.

ADVERTISEMENT

Medicamentos antivirais podem curar as feridas mais rapidamente e podem ser úteis para as pessoas que tem esse problema com uma maior regularidade.

 

10. É necessário procurar a ajuda médica?

Caso as feridas não desapareçam dentro de duas semanas, ou se os sintomas estejam severos demais e difíceis de se aguentar, o melhor a se fazer é consultar um profissional.

ADVERTISEMENT

Você também deve procurar um médico se seu sistema imunológico for muito fraco, se também houver irritação nos olhos ou se as feridas aparecerem com mais frequência que o comum.

Se você achou isso útil, compartilhe com seus amigos e familiares. E para mais artigos como esse, não se esqueça de curtir nossa página no Facebook e comentar o que achou sobre ele!

ADVERTISEMENT