X
    Categories: +Família

10 modos de criar uma criança boa e feliz


Existem várias maneiras de se educar uma criança; elas variam muito a depender do momento pelo qual a família passa e das personalidades de todos do grupo familiar.

ADVERTISEMENT

Algumas dicas podem te dar um apoio maior na hora dessa difícil, porém, gratificante tarefa, e fazer com que seu filho(a) se torne uma pessoa ainda mais segura e feliz. Confira só algumas delas que Elizabeth Pantley, autora de diversos livros sobre cuidados paternais e maternais, publicou em seu blog:

1- Escute mais quando ele(a) fala.

ADVERTISEMENT
© Confused Sandals

As crianças podem ter mais para nos ensinar do que pensamos. Mesmo que nem tudo o que saia da boca delas pareça ter alguma importância para você, não as deixe de lado ou as ignore. Aquilo é importante para o seu filho e a partir do momento que você o escuta com mais atenção, entende mais sobre ele e o seu mundo.

ADVERTISEMENT

2- Deixe que sua criança expresse os seus sentimentos e os valide.

Todo o sentimento é importante e você precisa ensinar isso para o seu filho. Dessa forma, ele aprende a lidar com mais facilidade acerca do que sente e não tem dificuldades para desabafar contigo ou colocar tudo o que lhe incomoda para fora. A longo prazo, isso melhora 100% a saúde mental dele.

ADVERTISEMENT

3- Aponte seus pontos fortes com elogios.

Elogios funcionam muito melhor que críticas. Eles reforçam a confiança do seu pequenino e faz com que eles se tornem adultos mais positivos e seguros de si.

4- Encoraje a amizade deles com outras crianças.

ADVERTISEMENT
© Odissey

Relacionamentos são muito importantes nas nossas vidas. Quando você encoraja seus filhos a dar o primeiro passo desde cedo, eles não tem tanto medo de socializar com as pessoas na vida adulta e se tornam mais extrovertidos.

5- Ensine-os a arte da empatia.

Mostre para o seu filho que ele precisa se preocupar mais com os outros e com os seus sentimentos. O mundo precisa de pessoas mais compreensivas e a chave para isso está na empatia.

ADVERTISEMENT

6- Afaste-os das tecnologias.

Não deixe o seu filho ligado 24h por dia em tecnologias. Toda criança precisa exercitar sua imaginação e muitas vezes a vasta gama de informação que os joguinhos e a internet trazem para ela não permitem muito isso. Além disso, se você não quer lidar com um adolescente que só tem olhos para o celular, comece afastando-o dessas coisas e dando mais atenção a ele desde cedo.

ADVERTISEMENT

7- Reserve um tempo do dia deles só para brincadeiras.

© Aspen Hill Club

A criança precisa brincar, extravasar toda essa energia que elas têm de sobra com alguma atividade. Por isso, o ideal é que um espaço do dia delas sempre seja dedicado à diversão.

ADVERTISEMENT

8- Tire pelo menos uma refeição do dia para comer em família.

Comer em família é uma das melhores formas de se criar um laço entre todos. São nessas horas que todos podem conversar e estar a par do que acontece no dia-a-dia de cada um. Mesmo que isso seja difícil, tente reservar nem que seja uma horinha do seu dia para todos se reunírem para trocar ideias! Você vai ver que não só sua criança, mas todos do grupo familiar ficarão ainda mais felizes!

ADVERTISEMENT

9- Mostre toda a sua felicidade para seus pequenos.

Nunca esconda a felicidade que você sente. Assim seus filhos irão aceitar a felicidade de braços abertos e te verão como um ser humano, não somente como pai ou como mãe.

10- Diga a eles que você os ama com mais frequência.

ADVERTISEMENT
© Karatok

Demonstrações de afeto também serve para deixar sua criança mais segura. Quando você diz para o seu pequenino que o ama, ele não tem medo de demonstrar seus sentimentos para ninguém e todas as paredes que a insegurança constrói são derrubadas.

ADVERTISEMENT

 

Não fique chateado se não conseguir colocar todas essas dicas em prática. Elas são importantes sim, mas só você sabe quais são as limitações que o seu dia-a-dia impõe. Lembre-se de que você é humano. Se está lendo isso é por que com certeza só quer o melhor para o seu filho e no final, é isso o que importa de verdade.

ADVERTISEMENT

 

O que você achou do artigo? Deixe seu comentário abaixo para que todos possam saber!!!

Ah, e não se esqueça de curtir a nossa página para poder ler mais histórias como essa!