X
    Categories: +Cotidiano

Ela ficou presa durante 25 anos em completa escuridão, e sua história chocou o mundo


Os costumes mudam ao longo dos anos, conforme as mudanças políticas, sociais, econômicas e culturais de uma sociedade.

ADVERTISEMENT

Como exemplo, podemos ver que o respeito exagerado às figuras paternas se equilibrou ao longo dos anos. Nos séculos anteriores, as pessoas não podiam dar um passo sem serem autorizadas pelo patriarca, e a opção de casamento era só é possível se houvesse a aceitação dos pais. Mesmo em famílias privilegiadas tinha-se o costume de arranjar casamentos e fazer do matrimônio um acordo prévio, imposto pela conveniência das famílias envolvidas. O amor vinha em último lugar.

ADVERTISEMENT

Em 1800 as coisas eram muito diferentes e a sociedade era notoriamente conservadora. Hoje em dia, seria absurdo retornar aos costumes daquele tempo.

A história que vai se contar e que tem circulado na Internet se passa em 1876 e trata de uma jovem chamada Blanche Monnier, uma menina de 25 anos, oriunda uma família rica da França. Na sociedade da época, preservava-se os costumes tradicionais da aristocracia e defendia-se fervorosamente a realeza, embora idéias revolucionárias e filosofias alternativas estivessem sendo germinadas naquele momento.

ADVERTISEMENT

Blanche era uma jovem tímida que sempre se sujeitou às regras da família. Ela nunca ousou contradizer seus pais, apesar de não ter um bom relacionamento com sua mãe. Por causa dessa extrema submissão, a jovem acabou desenvolvendo uma grande depressão que a levou muitas vezes a viver episódios de anorexia.

ADVERTISEMENT

Era muito comum nessa época que os jovens não tivessem bom relacionamento com seus pais.

O pai de Blance, Charles Émile, era reitor da Faculdade de Artes de Poitiers e seu irmão, Marcel, trabalhava como professor na instituição. Ter uma posição como essa significa um status importante.

ADVERTISEMENT

Apesar de sua vida ser economicamente bastante tranquila e confortável, Blanche apaixonou-se por um advogado com poucos recursos e então a verdadeira tormenta teve início.

A sua mãe era totalmente contra esse relacionamento. Blanche, como uma menina rica, deveria se casar com um sujeito à altura, e não com um rapaz humilde.

ADVERTISEMENT

O status social do advogado foi a principal razão para a negação do matrimônio. Apesar da posição de sua família, Blanche acreditava realmente no amor e não queria desistir do seu amado. E por causa da sua insistência, a mãe de Blanche a trancou no sótão da casa para fazê-la arrepender-se e esquecer do homem.

ADVERTISEMENT

Por um longo tempo, nada se soube sobre o caso, até que 24 anos mais tarde, a polícia recebeu uma carta anônima sobre o estado cruel de aprisionamento de uma mulher.

Quando a polícia entrou naquele sótão escuro, simplesmente pode não acreditar no que viu.

ADVERTISEMENT

Blanche contava, então, com 49 anos e havia sido totalmente aprisionada durante todos esses anos na mais completa escuridão.

Blanche estava em condições deploráveis, foi incrível que tivesse sobrevivido. Além do mais, o lugar estava completamente sujo, cheio de excrementos, insetos e restos de comida.

ADVERTISEMENT

Ao ser pesada, constatou-se que a pobre Blanche pesava apenas 25 quilos.

E em adição a essa vida tão lamentável, as janelas do quarto foram seladas para que ela não pudesse nem ver a luz do dia. 

ADVERTISEMENT

Apreendidos pelos agentes, os pais de Blanche tiveram que confessar tudo. Sua mãe, a responsável pelo crime, contava então com 75 anos.

A bela e jovem Blanche havia se tornado uma pilha de ossos e também havia perdido a sanidade mental por não usar nenhum remédio.

ADVERTISEMENT

A mãe de Blanche morreu de um ataque cardíaco, apenas duas semanas depois de ser presa e sentenciada.

O destino de Blanche foi muito difícil porque ela teve que ser hospitalizada em uma instituição psiquiátrica.

ADVERTISEMENT

Ela morreu em 1931 sem nunca ter sido capaz de se recuperar.

Hoje há muita especulação sobre a origem da carta anônima, responsável por denunciar o crime de seus pais.

Algumas pessoas próximas acreditam que a carta pertencia a seu irmão, Marcel. Outros dizem que foi alguém no serviço da casa.

ADVERTISEMENT

Seja como for, trata-se de uma história muito, muito triste.

Foto: Altered Dimensions / Daily Mail

E então, o que achou desse artigo? Por favor, deixe seus comentários abaixo! E não se esqueça de seguir a nossa página para ler mais posts como este :)

ADVERTISEMENT