X
    Categories: +Entretenimento

O Oscar desse ano foi sobre diversidade


Durante anos as cerimônias do Oscar pareciam ter sido feitas para os homens,  brancos, cisgênero e heterossexuais, mas este ano, na 90ª edição da premiação cinematográfica mais prestigiada do mundo, compreendeu-se que o mundo havia mudado.

ADVERTISEMENT

Logo de inicio, Jimmy Kimmel, que apresentou a cerimônia, comentou dos últimos relatos contra grandes figuras abusivas na indústria do cinema. Como o caso de Harvey Weinstein, acusado de assédio por Angelina Jolie, Gwyneth Paltrow e Cara Delevigne.

ADVERTISEMENT

Em certo momento o apresentador brincou que a estátua do Oscar seria o homem ideal para a indústria do cinema: com a mãos onde dá para se ver e sem genitália.

 

Créditos: reprodução/TNT

Um dos mais importantes prêmios da cerimônia, Melhor Filme Estrangeiro, foi dado ao longa chileno de Sebastián Lelio, “Uma Mulher Fantástica”, que conta com uma mulher transexual como protagonista. O filme conta a historia de uma garçonete transexual que sonha em ser uma grande cantora. Daniela Vega protagoniza, marcando a historia do cinema mundial.

ADVERTISEMENT
point 0 |
Cena de “Uma Mulher Fantástica”, filme chileno vencedor de “Melhor Filme Estrangeiro” no Oscar 2018

Lupita Nyong’o (“12 Anos de Escravidão”) e o ator paquistanês Kumail Nanjiani subiram ao palco para apresentar um prêmio, outro grande momento para diversidade que o mundo inteiro pode ver! Os dois falaram sobre os imigrantes, assunto polêmico nos Estados Unidos de hoje! “A todos os sonhadores aí do outro lado, nós estamos com vocês”.point 472 | 1

ADVERTISEMENT
Lupita Nyong’o e Kumail Nanjiani, os são dois imigrantes no páis governado porTrump

Além disso tivemos a ironia ácida de  Maya Rudolph (“Missão Madrinha de Casamento”) e Tiffany Haddish sobre a “falta de pessoas brancas” no Oscar. Elas não tiveram piedade e falaram com brilhante e dolorosa franqueza sobre o assunto. Tudo com muito humor.

ADVERTISEMENT

Em 2016, não havia nenhuma pessoa negra indicada! Pelo jeito, ouviu-se as criticas…

point 77 |
Atrizes ironizando a predominância branca no Oscar.point 172 |

A noite foi difícil para os homofóbicos também! “Me Chame Pelo Seu Nome”, ganhou o premio de melhor roteiro adaptado e isso deve ter doido nos corações preconceituosos no mundo inteiro.point 339 |

ADVERTISEMENT

Esse filme conta a historia de Elio, menino sensível passando um verão preguiçoso no norte da Itália, quando conhece Oliver, um acadêmico que veio para ajudar seu pai em sua pesquisa…point 159 | 1

“Me Chame Pelo Seu Nome” levou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado

Quem ganhou o prêmio de melhor diretor foi Guillermo del Toro, que logo de inicio se afirmou enquanto imigrante. Um bom começo de discurso, já que Donald Trump, atual presidente americano, delira na possibilidade de construir um muro separando México e EUA.

ADVERTISEMENT

Ainda sobre essa categoria, Greta Gerwig, uma mulher, foi indicada pelo filme “Lady Bird”.

Guillermo del Toro, mexicano vencedor do Oscar de “Melhor Diretor”

Já Frances McDormand, quando recebeu o Oscar de Melhor Atriz por “Três Anúncios Para Um Crime”, conseguiu com que todas as mulheres indicadas a alguma categoria se levantassem na plateia, com seu discurso feminista estrondosos.

ADVERTISEMENT

“Olhem para todas elas. Todas nós temos uma história para contar, e projetos que precisam de financiamento. Nos chamem para seus escritórios, ou vão até os nossos, que nós contaremos tudo sobre elas”, disse a atriz, e o mundo viu.

Frances McDormam recebendo o Oscar de Melhor Atriz e conquistando as mulheres da plateia.

A gente sabe que falta muita coisa ainda para que a indústria cinematográfica seja a ideal para a diversidade e igualdade de gênero e racial. Mas, podemos ficar felizes por esses pequenos passos, que já fazem tanto barulho. Viva a diversidade, em todos os lugares :)

ADVERTISEMENT

E então? Você também se emocionou com essa premiação? Nos conte abaixo o que achou e não se esqueça de seguir nossa página para ler mais posts como esse!