X
    Categories: +Família

Crianças fazem 300 perguntas por dia, indica estudo


As crianças aprendem perguntando.

ADVERTISEMENT

Faz parte de sua sociabilização e o começo de sua inserção nesse mundão cheio de questões. Quem é pai ou mãe, ou até vive de perto o crescimento de uma criança, sabe que existe esta fase cheia de dúvidas. Elas podem irritar, assustar, constranger ou nos fazer rir, mas na verdade é muito importante e sério que tratamos do jeito correto estas questões e as respondemos de maneira apropriada à idade e sem mentiras. Mas, você já deve ter se perguntado “quantas perguntas ela consegue fazer em um dia?”

Uma pesquisa que foi publicada pelo site britânico Litlewoods indica que as crianças preferem tirar as dúvidas com as suas mães e fazem isto, em média, 300 vezes por dia! O número parece enorme…e realmente é!

ADVERTISEMENT

O estudo foi feito com mil mães de crianças de dois a dez anos de idade, e mostrou que, com esta absurda quantidade de perguntas para mulheres, elas são as mais requisitadas que professores de escola primária, e até médicos e enfermeiras.

ADVERTISEMENT

De acordo com a pesquisa, as perguntas mais comuns são:  por que a água é molhada? (35%), onde termina o céu? (34%), as sombras são feitas de que? (33%), por que o céu é azul (20%) e por que os peixes respiram embaixo da água? (18%).

É importante reafirmar que, por mais que as vezes sejam perguntas difíceis, os pais devem tentar conseguir lidar com os questionamentos de modo a estimular o senso de curiosidade dos pequenos.

ADVERTISEMENT

Mas claro, nem todas as crianças tem perguntas tão simples e inocentes, as vezes nem nós, adultos, sabemos das respostas ou podemos nos sentir constrangidos na hora de explicar.

A psicoterapeuta Frinéa Souza ajuda a responder algumas perguntas constrangedoras.

ADVERTISEMENT
  • Sobre sexo

É lá pelos cinco ou seis anos de idade que as crianças começam a descobrir a sexualidade e elas se sentem cheias de curiosidade sobre o próprio corpo, sobre o corpo das outras crianças, pelo fato de que se sentem mais sensíveis em determinadas regiões. É nessa fase que as crianças emulam sentimentos adultos, se sentindo apaixonados por coleguinhas da sala de aula, mesmo sem nem saberem o que é isso que elas estão sentindo.

ADVERTISEMENT

Quando surgem estes tipos de dúvidas, a especialista sugere que os pais precisam vencer o constrangimento e tentar explicar a verdade para a criança.

“Não precisa explicar tudo com detalhes, mas eles podem contar uma história na qual essa verdade apareça, usando recursos de um universo que ela reconheça, como príncipes e princesas. É bom o adulto explicar também que há tempo para as coisas, que tudo começa com um beijo, com um toque na mão.”

ADVERTISEMENT
  • Sobre mortepoint 10 |

Um cachorrinho que parte, um avô que ficou bem doente ou mesmo a TV falando de tragédias e mortes.point 140 | Imagine tudo isso na cabeça de uma criança? Aí surgem questões do porque morremos? Como que é morrer? Eu irei morrer? Para onde irei então? Bom, esta é uma questão milena que adultos muito inteligentes e muito filosóficos não conseguiram digerir direito, então é claro, que responder para uma criança é complicado.point 403 | 1

ADVERTISEMENT

“A morte é uma coisa muito complexa para a cabeça das crianças. Por isso os pais precisam ser pacientes e, de acordo com as crenças de cada um, explicar várias vezes até elas entenderem”, aconselha Frinéa Souza.

  • Sobre natureza

Crianças ficam impressionadas e curiosas sobre animais, plantas, etc. Por que chove? A galinha bota ovo? Por que neva? Estas questões costumam acontecer em determinada etapa da vida da criança. A dica é fazer com que estas dúvidas sejam divertidas para os pais também. Que tal buscar junto de seu filho na internet, livrou ou museus as respostas que ele deseja?

ADVERTISEMENT

 

Vídeo recomendado – Conheça os filhos dos pais mais ricos do mundo

Vídeo recomendado – Grupo de crianças salva velhinha de ser presa