X
    Categories: +Animais

Cientista afirma que “cachorros são pessoas”


ADVERTISEMENT

O neurocientista Gregory Berns, da Universidade Emory (EUA) dedicou dois anos ao estudos do cérebro de cachorros!

Ele contou com uma equipe que treinou 12 cães, deixando-os tranquilos , ouvindo musica e relaxando. Os resultados que apareceram na ressonância magnética foi basicamente de que “cães são pessoas”.

ADVERTISEMENT

“A habilidade de mostrar emoções positivas, como amor e apego, significaria que os cachorros têm um nível de sensibilidade comparável ao de uma criança humana. E essa capacidade sugere que devemos repensar a forma como tratamos os cães”, escreveu Berns em artigo para o jornal New York Times.

ADVERTISEMENT

O primeiro teste que o pesquisador fez foi em sua própria cachorrinha de estimação chamada Callie. Ela foi treinada durante meses para ser submetida à ressonância. Isto permitiu aos cientistas a terem em mãos uns dos primeiros mapas de atividade cerebral canina!

ADVERTISEMENT

“Em experimentos posteriores, nós conseguimos determinar em quais partes do cérebro eles distinguem o cheiro de outros cães e humanos, familiares ou não”, conta Berns.

Eles conseguiram detectar qual a parte do cérebro dos cachorros entende o conceito de recompensa. Sabendo assim diferenciar quando seu dono tem ou não biscoito.

ADVERTISEMENT

Os cérebros dos cachorros tem uma parte chamada núcleo caudado que trabalha mais quando o cão vê seus donos ou percebe sinais de comida. Essa região tem muita dopamina, que libera prazer!

ADVERTISEMENT

Comparando, essa zona libera sensações parecidas com quando fazemos exercícios ou comemos algo que gostamos muito.

O mais interessante é que esta constatação não tem nada a ver com cheiros, mas com como mexemos nossas mãos! Tem a ver coma  visão deles! Eles são seres perceptíveis.

ADVERTISEMENT

A grande trava para determinar que cães são como pessoas é o fato de queles não falam. 

 

“Os cientistas confiam em observações comportamentais para analisar o que os cães estão pensando. É um negócio complicado. Você não pode perguntar a um cachorro por que ele faz alguma coisa. E certamente não pode lhe perguntar como se sente. A perspectiva de jogar luz sobre as emoções animais ainda assusta muitos cientistas”, acredita Berns.

ADVERTISEMENT

Vídeo recomendado – Cão de guarda usa método inovador para cuidar de um rebanho de ovelhas, o vídeo com certeza te fará rir!

Vídeo recomendado – Canadá cria creche para cachorros com direito a ônibus escolar que pega os peludinhos em casa!

ADVERTISEMENT