X
    Categories: +Bem estar

5 alimentos saudáveis que ajudam a controlar a ansiedade alimentar


Se você é do tipo que vive com fome e come compulsivamente quando está ansioso, saiba que não é o único.

ADVERTISEMENT

A chamada ansiedade alimentar é uma das principais causas do sobrepeso e é muito difícil de controlar.

No entanto, pode ser contornada para que não haja tanto ganho de peso. Alguns alimentos saudáveis, além de serem metabolizados mais rapidamente, podem ajudar e muito a controlar a compulsão alimentar causada pela ansiedade.

ADVERTISEMENT

Ficou curioso em saber quais são?

 

Aveia

 

A aveia é um alimento considerado “o remédio natural para a ansiedade”. Estudos indicam que o consumo de carboidratos complexos (integrais) são os melhores aliados na luta contra a ansiedade. Além disso, é riquíssima em fibra dietética, que inibe o apetite, além de ajudar a controlar os níveis de colesterol e triglicérides.

ADVERTISEMENT

 

Banana

 

Essa fruta é uma das que mais dá a sensação de saciedade. Segundo estudos, uma banana pode te deixar sem fome por até duas horas. Antigamente, acreditava-se que a banana ajudava no ganho de peso. Contudo, com o passar do tempo, descobriu-se que as fibras encontradas nela ajudam a liberar os açúcares de forma mais lenta, diminuindo a vontade de comer doces sem que haja o ganho de peso.

ADVERTISEMENT

 

Abacate

 

Quem tem o costume de comer abacate sabe: só de comer um pedacinho da fruta parece que você fez uma refeição completa. Isso se dá por causa da alta concentração de fibras, ácidos monoinsaturados e minerais. Além de ser um alimento fundamental para a saúde cardiovascular e digestiva, o abacate inibe a fome e te deixa saciado por muito mais tempo.

ADVERTISEMENT

 

Sementes de chia

 

Cada vez mais presente na mesa dos brasileiros, a semente de chia é muito usada em dietas. Isso acontece porque, quando ingerida, a chia retarda o esvaziamento gástrico, ajudando a reduzir o apetite e prolongando a sensação de saciedade. Além disso, ela tem uma alta quantidade de antioxidantes que reduzem a ansiedade.

ADVERTISEMENT

 

Mamão Papaia

 

Papaia é uma ótima fruta para ser comida em momentos de ansiedade. Rico em fibras, antioxidantes e enzimas dietéticas, é um alimento muito saudável e um forte aliado na perda de peso, pois ajuda o metabolismo a trabalhar mais rápido.

ADVERTISEMENT

 

Com esses alimentos, você vai driblar a ansiedade do dia a dia e, de quebra, perder alguns quilinhos.

 

 

Vídeo recomendado: Itens alimentares que podem ficar na despensa por muito tempo, pois eles nunca estragam!

 

ADVERTISEMENT

 

Vídeo recomendado: 5 razões pelas quais as batatas fazem bem para a saúde