X
    Categories: +Cotidiano+Gratidão

5 ensinamentos inspiradores da passagem de Malala pelo Brasil

Reprodução/Instagram/@malalafund


 

ADVERTISEMENT

Malala Yousafzai é uma jovem paquistanesa que, desde muito nova, decidiu arregaçar as mangas e lutar pelas injustiças que encontrava em sua sociedade. Sua luta começou em prol dos direitos humanos das mulheres e, principalmente, pelo direto das meninas a frequentarem escolas. Em sua terra natal, extremistas acreditam que mulheres não têm direito de estudar.

ADVERTISEMENT

 

A luta de Malala se tornou muito maior do que uma ação local e virou um movimento internacional. Em 2012, a jovem sofreu um atentado ao embarcar em um ônibus escolar, mas conseguiu sobreviver. Mesmo depois de ficar entre a vida e a morte, ela não desistiu de lutar e se tornou um símbolo dos direitos das mulheres. Com apenas 17 anos, Malala recebeu o prêmio Nobel da Paz.

ADVERTISEMENT

 

Agora, a jovem ativista está no Brasil pela primeira vez depois de inúmeros pedidos em suas redes sociais. “Tenho recebido tantas mensagens pedindo ‘Malala, please come to Brazil’, que era meu sonho vir para cá”, contou a jovem em uma palestra.

ADVERTISEMENT

 

Confira 5 ensinamentos inspiradores da passagem de Malala pelo Brasil.

 

Sonhos e esperança

 

 

“Sonhos grandes trazem grandes desafios. Escutei a história de uma mulher que foi obrigada a se casar. No dia do casamento, ela tirou o salto e correu por nove quilômetros para escapar. Se essas pessoas não perderam a esperança, por que nós vamos perder? É dessas histórias que tiro a minha esperança”.

ADVERTISEMENT

 

 

Sentimento de vingança e raiva

 

 

“Eu não sinto raiva. Quando você fala com raiva e violência, a mensagem é perdida. Uma mensagem pacífica tem um poder oculto. Quando você converte a energia da raiva em energia positiva ninguém pode te ignorar”

 

 

Luta pelos direitos das mulheres

ADVERTISEMENT

 

 

“Muitas meninas como eu queriam erguer suas vozes e lutar pela educação. Eu não tinha nada especial, não era mais inteligente, nem nada. A diferença é que meus pais não me impediram de falar, como aconteceu com muitos dos meus amigos”.

ADVERTISEMENT

 

 

O poder da educação

 

 

“Trata-se não só de aumentar o conhecimento das mulheres, mas também crescer economias, fortalecer democracias e dar estabilidade aos países. A educação é o melhor investimento sustentável a longo prazo“.

ADVERTISEMENT

 

 

Respeito à diversidade

 

View this post on Instagram

“I am not a lone voice, I am many.” — Malala

A post shared by Malala Fund (@malalafund) on

 

“Toda a população precisa receber oportunidades iguais, principalmente na escola. É importante que as crianças saibam pelos livros e professores que têm oportunidades iguais para todo mundo, que ter a cor diferente ou a religião diferente não significa que não podem ter as mesmas metas”.

ADVERTISEMENT

 

 

A ativista também anunciou que seu instituto irá apoiar três ativistas locais. As escolhidas são líderes de ONGs ligadas à educação. São elas: Denise Carreira, da Ação Educativa; Sylvia Siqueira Campos, da Movimento Infanto-juvenil de Reivindicação e Ana Paula Ferreira de Lima, da Associação Nacional de Ação Indigenista. Juntas, estas três ONGs receberão o financiamento de US$ 700 mil.

ADVERTISEMENT

 

 

 

Vídeos recomendados:

 

Estranha finge ser mãe de menina de 12 anos e a salva de ser sequestrada

 

Reação de órfão no tribunal, após ser adotado, faz todo mundo chorar