X
    Categories: +Cotidiano

8 alimentos comuns que você não deve reaquecer no microondas


É um ritual de cozinha comum reaquecer alimentos no microondas.

ADVERTISEMENT

Embora estejamos cientes dos perigos de reaquecer certos tipos de recipientes, alguns alimentos também podem representar ameaças quando aquecidos de maneira errada.

Para evitar problemas digestivos e outros problemas de saúde, não reaqueça esses alimentos no microondas!

ADVERTISEMENT

Batatas

A maneira como as batatas são armazenadas antes de você reaquecê-las é muito essencial. Segundo a Faculdade Estadual de Ciências Agrícolas da Pensilvânia, as batatas são cobertas por botulismo ou Clostridium botulinum, se não forem imediatamente armazenadas na geladeira depois que você terminar de comer. Mesmo um minuto no micro-ondas não mata esses microrganismos, então armazene suas batatas adequadamente.

ADVERTISEMENT

Gosto

Ovos

O perigo representado pelos óvulos não é que os reaquecer muda sua estrutura proteica, tornando-os tóxicos. É que isso aumenta o risco de ter uma dor de estômago se você não reaquecer os ovos por tempo suficiente.

ADVERTISEMENT

De acordo com a Food and Drug Administration, os ovos que você está reaquecendo devem atingir uma temperatura interna de 165 graus antes que você possa consumi-los. A menos que um termômetro de alimentos esteja disponível, é melhor não reaquecer os ovos no microondas.

ADVERTISEMENT

A FDA também adverte para não deixar ovos cozidos ou pratos de ovos fora da geladeira por mais de duas horas ou mais de uma hora, se as temperaturas estiverem acima de 32 graus celsius. Isso porque as bactérias que causam doenças crescem rapidamente a temperaturas entre 4 e 60 graus celsius.

ADVERTISEMENT

Frango

Quem teria pensado que você não deveria reaquecer o frango no microondas? De acordo com o The Mirror, reaquecer o frango no microondas faz com que a composição proteica da carne mude. Se o fizer, irá causar problemas estomacais ou outros problemas digestivos.

ADVERTISEMENT

Cogumelos

É melhor consumir cogumelos frescos imediatamente após a preparação, pois as proteínas podem deteriorar-se rapidamente. Também é importante notar que se você armazenar os cogumelos que você acabou de preparar na geladeira por menos de 24 horas, ainda é seguro para comê-los depois de reaquecidos a 70 graus celsius.

ADVERTISEMENT

Pixabay

Arroz

A maneira de armazenar arroz antes de reaquecer também é importante. De acordo com a Food Standards Agency, o arroz que fica guardado na geladeira por mais de 24 horas ou deixado de lado por mais de uma hora pode criar problemas digestivos.

ADVERTISEMENT

Arroz cru pode conter esporos de bactérias que podem causar intoxicação alimentar. Quando o arroz é cozido, os esporos podem sobreviver ”, disse a FSA. “ Então, se o arroz for deixado à temperatura ambiente, os esporos se multiplicarão e poderão produzir venenos que causam vômitos ou diarréia (sic). Reaquecer o arroz não vai fazer você se livrar desses venenos.

ADVERTISEMENT

Pixabay

Espinafre, aipo e beterraba

Estes três vegetais têm uma alta concentração de nitratos que podem se tornar cancerígenos quando reaquecidos.

“O próprio nitrato é totalmente inofensivo, mas pode ser convertido em nitritos e depois em nitrosaminas, algumas das quais são conhecidas por serem cancerígenas. Enzimas presentes em bactérias convertem nitrato em nitrito”, observa o EFIC. “Isso acontece especialmente quando o espinafre é aquecido, armazenado e depois reaquecido. O nitrito em si é um composto inofensivo, mas deve ser evitado por crianças de até seis meses”.

ADVERTISEMENT

Além disso, o EFIC também mencionou que o nitrato pode impedir a hemoglobina no sangue de transportar oxigênio.

Pixabay

Fique seguro quando reaquecer alimentos no microondas!

Você pode reduzir os riscos de problemas digestivos e outras condições de saúde mantendo-se seguro ao reaquecer os alimentos certos no microondas. Se a comida não for reaquecida ou cozida adequadamente, reserve um tempo para cozinhá-la por mais tempo. Além disso, considere dividir os alimentos em quantidades menores para um reaquecimento completo!

ADVERTISEMENT

E então, o que você achou? Você também conhece outros alimentos que não devem ser reaquecidos no microondas? Deixe-nos saber na seção de comentários abaixo!

Vídeos recomendados

5 razões pelas quais batatas fazem bem à saúde

Como fazer os morangos durarem mais tempo 

ADVERTISEMENT