X
    Categories: +Bem estar

8 erros cometidos ao visitar recém-nascido que prejudicam mãe e bebê


Não existe algo que traga mais felicidade do que a chegada de um bebê na família ou vindo de um amigo querido.

ADVERTISEMENT

O momento é sempre muito esperado por todos, que ficam ansiosos durante 9 meses para ver o rostinho da criança. Logo após o nascimento, muita gente disputa os horários disponíveis para fazer visitas.

 

ADVERTISEMENT

 

Mesmo sendo uma enorme demonstração de afeto, alguns erros cometidos pelos visitantes podem prejudicar tanto a mãe quanto o bebê. É claro que nada disso é feito por maldade ou por falta de cuidado. No entanto, é importante ficar atento para evitar alguns comportamentos na hora de visitar um recém-nascido. São eles:

ADVERTISEMENT

 

 

Não visite sem avisar: É fundamental perguntar aos pais qual o melhor horário para visitar o recém-nascido. Chegar sem avisar ou sem uma hora marcada pode prejudicar um dos poucos momentos de descanso da mãe e do bebê nesta fase inicial, além de afetar outros aspectos da rotina da casa.

ADVERTISEMENT

 

 

Não beije o bebê: Por mais que eles sejam umas fofuras irresistíveis, não beije nem pegue nas mãos do recém-nascido. Por serem muito pequenos, eles ainda não possuem anticorpos para resistirem a certos micro-organismos que carregamos. Lembre-se que as principais entradas de contaminações são o nariz e a boca do bebê.

ADVERTISEMENT

 

 

Cuidado com odores e higiene: Ao chegar, a primeira coisa que deve ser feita é lavar bem as mãos e os braços, até a altura do cotovelo. Não use apenas álcool em gel. Também evite usar perfumes ou cremes com cheiros muito fortes no dia da visita. Para os fumantes, deixe o cigarro de lado por até duas horas antes da visita.

ADVERTISEMENT

 

Dê atenção à mãe e não apenas ao bebê: O pós-parto é um momento muito delicado para qualquer mulher. Além da montanha-russa hormonal, ela está passando por um intenso período de adaptação. Por isso, lembre-se de dar toda atenção à mãe durante a visita. E, claro, ofereça ajuda, mesmo que seja para ir no mercado ou lavar a louça acumulada. Isso fará toda a diferença.

ADVERTISEMENT

 

 

Não exagere nas dicas: Tente ao máximo guardar as dicas e sugestões para si. A não ser, claro, que eles peçam. Neste momento, os pais costumam ser bombardeados com inúmeros conselhos “bem-intencionados” que, muitas vezes, não são bem recebidos.

ADVERTISEMENT

 

Atenção ao levar crianças: Tenha cuidado ao levar crianças muito pequenas para visitar, elas podem ficar agitadas ou até enciumadas. Com isso, podem acabar fazendo muito barulho e causando incômodo para o recém-nascido. Além disso, é imprescindível que a criança não esteja adoentada, evitando a transmissão de vírus para mamãe e bebê.

ADVERTISEMENT

 

 

Não visite se estiver doente: Os adultos também precisam ter uma atenção redobrada com a saúde. Não visite, nem mesmo na maternidade, se estiver com alguma doença. Até mesmo um resfriado leve ou uma gripe mal curada podem representar enormes perigos para o recém-nascido e também para a mãe.

ADVERTISEMENT

 

Não tire foto sem autorização: Em tempos de redes sociais, as pessoas já correm para tirar e compartilhar fotos do momento. No entanto, peça a autorização dos pais antes de tirar fotografias e, principalmente, de publicá-las. Caso permitam, não use flash para proteger os olhos do bebê.

ADVERTISEMENT