X
    Categories: +Cotidiano

Oito formas de identificar um psicopata

Source: Spyderonlines, 3.bp.blogspot


Quando você imagina um psicopata, geralmente a imagem que lhe vem à cabeça é de um indivíduo com armas e um olhar enlouquecido no rosto.

ADVERTISEMENT

Essa é a imagem que a cultura popular retratou, mas o quão precisa é essa definição?

Afinal, o que você pensa quando você imagina um psicopata? Talvez um monstro de um filme de terror, ou então o seu vizinho louco.

Mas como, exatamente, você sabe se alguém é psicopata ou não?

ADVERTISEMENT

Não é tão simples identificar um psicopata – eles não condizem inteiramente com as representações estereotipadas que você vê em filmes e programas de TV. Um dos maiores mitos sobre psicopatas é que eles são todos violentos ou criminosos. Na verdade, você poderia estar na presença de um psicopata e nem mesmo sabê-lo.

ADVERTISEMENT

O termo psicopata foi cunhado na década de 1900, quando os médicos notaram que alguns pacientes de saúde mental que pareciam atípicos tinham o que eles chamavam de “depravação mental”.

A psicopatia está intimamente relacionada à sociopatia nos dias de hoje. Desde então, os pesquisadores estabeleceram a definição de um psicopata para se referir a pessoas que não têm sendo ética em relação aos outros em nível genético. Os psicopatas carecem da consciência e do sentimento de culpa, e isso lhes permite manipular os outros sem sentir nenhuma culpa (ainda que sejam capazes de fingi-la).

ADVERTISEMENT

Aqui estão algumas maneiras de determinar se alguém é psicopata:

1) Falta de culpa: um psicopata faz o que bem entende, e não considera os sentimentos dos outros ou se suas ações afetarão vidas além da sua.

ADVERTISEMENT

2) Falta de empatia: um psicopata é incapaz de se relacionar e envolver com o sentimento e as ações de outra pessoa se isso não os beneficiar. No entanto, é possível para eles imitar empatia ou simpatia, simplesmente através da observação dos outros.

ADVERTISEMENT

3) Sentem prazer com o sofrimento alheio: psicopatas gostam de manipular as emoções dos outros para que façam exatamente o que querem. Eles o observarão e ganharão sua confiança, e uma vez que tenham coletado informações suficientes, usarão isso contra você.

ADVERTISEMENT

4) São extremamente egoístas: psicopatas apenas agem por si mesmos. Eles não se importam com mais nada além de si mesmos.

5) Acreditam que são melhores que outros: os psicopatas pensam que estão acima de todos, é por isso que eles não se sentem culpados quando fazem algo ruim ou prejudicial para alguém.

ADVERTISEMENT

6) Mentirosos: eles são ótimos mentirosos e vão mentir sobre qualquer coisa, se isso os ajudar a obter o que eles desejam. Mas eles também gostam de mentir freqüentemente por prazer, ou seja, mesmo que eles não se beneficiem disso. Isso lhes dá uma falsa sensação de poder sobre tudo.

ADVERTISEMENT

7) Agradáveis e sedutores: os psicopatas são capazes de se misturar com quase todos os tipos de pessoas. Eles são amigáveis e acessíveis, talento que os ajuda a ganhar a sua confiança e a observar você.

ADVERTISEMENT

8) Falta de responsabilidade por suas ações: os psicopatas não têm qualquer senso de responsabilidade por sua ação. É por isso que eles manipulam e dobram as pessoas como bem entendem, sem se importar.

ADVERTISEMENT

E então, o que você achou deste artigo? Por favor, deixe seus comentários abaixo! E não se esqueça de seguir a nossa página para ler mais posts como este :)