X
    Categories: +Bem estar+Ciência

8 sinais que o seu corpo dará antes de um infarto


Embora haja muitas coisas que sabemos que não devemos fazer para não prejudicar a nossa saúde, há certos sinais que não sabemos interpretar por falta de informação.

ADVERTISEMENT

O infarto é uma das causas de morte mais comuns no mundo inteiro, mas dificilmente veremos algo sobre isso no noticiário, ocupado em veicular notícias sobre crime, violência e trânsito. Felizmente, a medicina avançou bastante na identificação de problemas cardíacos, e hoje sabemos de algumas das suas causas, como a insuficiência de sangue ou bloqueio de uma artéria coronária.

Estima-se que cerca de 700.000 pessoas sofrem um ataque cardíaco a cada ano e mais de 100.000 não sobreviverão. Os dados ficam ainda mais sombrios se considerarmos o número surpreendentemente elevado de doenças cardiovasculares que apareceram nos últimos anos.

ADVERTISEMENT

No entanto, também conhecemos vários sintomas importantes que um indivíduo provavelmente irá experimentar bem antes de um ataque cardíaco fatal. Isso significa que, se você prestar atenção a estes 8 sintomas cruciais, pode identificar um ataque cardíaco até um mês antes de acontecer, o que lhe dá o tempo necessário para procurar um médico.

ADVERTISEMENT

Nota: Ao considerar que você pode estar em risco de um ataque cardíaco, sempre consulte um médico.

1. Fraqueza 

Cerca de um mês antes de um ataque cardíaco, o corpo começará a mostrar sinais de falta de fluxo sanguíneo. Normalmente, isso se evidenciará através de uma sensação incomum de fraqueza. Ela é causada pelo estreitamento das artérias, e isso deixa os músculos enfraquecidos. Caso você identifique tal sensação, considere essa uma bandeira vermelha.

ADVERTISEMENT

Foto: Getty Images

2. Tonturas

A tontura é quase sempre sintoma de algo ruim. Se houver falta de fluxo sanguíneo em todo o corpo, você pode se sentir tonto. Isso ocorre porque a falta de circulação adequada pode indicar que o cérebro não está recebendo o fluxo sanguíneo suficiente.

ADVERTISEMENT


3. Respiração fria

Após tonturas, experimentar suores frios é outro sintoma de que seu corpo pode não estar operando a plena capacidade. Sem um fluxo sanguíneo suficiente, você pode sentir-se úmido, frio e geralmente indisposto.

ADVERTISEMENT

4. Dor no peito

Se você se encontrar lidando com dor de peito ou dor em outras áreas do seu corpo, como os braços, as costas ou mesmo os ombros, deve procurar imediatamente o atendimento médico, de preferência o mais rápido possível. A dor no tórax e a pressão no peito são sintomas comuns que antecedem um ataque cardíaco fatal.

ADVERTISEMENT

5. Sintomas da gripe

Muitas vítimas de ataques cardíacos relataram sentir-se gripadas um mês antes do ataque cardíaco. Se você encontrar-se com sintomas de resfriado ou uma gripe e não haver um motivo plausível para isso, vale a pena fazer alguns exames.

ADVERTISEMENT

6. Fadiga

Além de se sentir muito fraco, você pode se encontrar lutando contra uma onda constante de fadiga. Isso ocorre porque ainda está faltando fornecimento de sangue no seu corpo e, para compensar isso, ele está trabalhando muito mais para gerar o fluxo sanguíneo necessário.

ADVERTISEMENT

7. Falta de respiração

Outro sintoma importante a ser observado é a falta de ar. Tal como acontece com qualquer outro músculo ou órgão em seu corpo, seus pulmões requerem não apenas oxigênio, mas também fluxo sanguíneo adequado para funcionar otimamente. Se o seu coração está sobrecarregado e o fluxo sanguíneo é afetado, seus pulmões (e, portanto, a sua respiração) também piorará.

ADVERTISEMENT

8. Outros sinais vitais

Certifique-se de prestar atenção a qualquer náusea, indigestão, azia ou dor abdominal, pois estes também são sinais de risco de um ataque cardíaco. Lembre-se: não se diagnostique; consulte sempre um médico!

ADVERTISEMENT

Curiosidade

Numa pesquisa realizada na Escócia, constatou-se que, dos 300 sobreviventes de ataque cardíaco, 60% esperaram mais de quatro horas para procurar ajuda, e 12% esperaram cerca de um dia para então receber atendimento.point 244 |

ADVERTISEMENT

25% procuraram ajuda em até uma hora depois do ataque.point 45 | Isso serve para mostrar que a maioria das pessoas ainda pensam que os sintomas de desconforto, dor e pressão vão passar sozinhos, e procuram deitar-se e descansar.point 182 | Há aquelas que subestimam a gravidade dos sintomas e forçam o corpo a continuar trabalhando.point 260 |

ADVERTISEMENT

Não seja uma dessas pessoas! Com base nas informações apresentadas nessa matéria, esperamos que você redobre a atenção na própria saúde e realize seus exames com responsabilidade.point 153 |  Saiba mais 

ADVERTISEMENT

html">aqui

 sobre a pesquisa escocesa.point 34 | 1

O que você achou do artigo? Deixe seu comentário abaixo para que todos possam saber!!!

Ah, e não se esqueça de curtir a nossa página para poder ler mais histórias como essa!