X
    Categories: +Bem estar

Ansiedade noturna: Como identificar e tratar


Todos os dias acontece a mesma coisa: você chega em casa exausto, sonhando com sua cama, mas, ao deitar a cabeça no travesseiro, sua mente é inundada de pensamentos, tornando impossível que você pegue no sono.

ADVERTISEMENT

Se isto é uma rotina em sua vida, você pode estar sofrendo de ansiedade noturna, que mantém a mente agitada e dificulta o descanso.

 

 

Como saber se você tem ansiedade noturna?

ADVERTISEMENT

A ansiedade está presente na vida da maioria das pessoas. Quando não se dá a devida atenção para esta condição durante o dia, principalmente nos momentos de crise, ela acaba se acumulando e se manifestando durante a noite, no momento em que o corpo e a mente estão implorando por um descanso depois de um dia estressante.

ADVERTISEMENT

 

Ao deitar na cama, uma enxurrada de preocupações invade a mente de quem sofre de ansiedade noturna, muitas vezes acompanhada do sentimento de medo, insegurança, frustração e nervosismo exacerbado. Com isso, uma agitação toma conta, tornando muito difícil conseguir relaxar e dormir, mesmo estando cansado.

ADVERTISEMENT

 

A dificuldade de desligar dos problemas, das tarefas que devem ser feitas no dia seguinte e as preocupações com o futuro são muito comuns em quem sofre desta condição. Claro que para ter um diagnóstico mais preciso, é necessário que um médico seja consultado.

ADVERTISEMENT

 

 

Como tratar este problema?

Existem muitas técnicas simples para minimizar os efeitos da ansiedade noturna. O primeiro e mais eficiente passo é, claro, buscar a ajuda de um terapeuta especializado. No entanto, algumas pequenas mudanças de hábito podem fazer uma grande diferença. São eles:

ADVERTISEMENT

 

– Manter uma rotina de horários para acostumar o corpo;

– Praticar exercícios físicos regularmente;

– Ingerir alimentos leves antes de dormir;

– Praticar algumas técnicas de meditação;

– Ir para a cama apenas quando estiver realmente com sono;

ADVERTISEMENT

– Manter o quarto escuro;

– Evitar o uso de aparelhos eletrônicos na cama;

– Ler um livro antes de deitar.

 

A medida mais eficaz, claro, é procurar um terapeuta especializado.

 

 

 

VÍDEOS RECOMENDADOS:

Se você sofre de dor no nervo ciático, siga essas dicas simples para se ver livre da dor!

ADVERTISEMENT

 

Os sintomas que as mulheres experimentam durante a perimenopausa