X
    Categories: +Cotidiano

Anvisa libera dois novos remédios contra a psoríase


A psoríase é uma doença de pele crônica, autoimune e não contagiosa que afeta cerca de 1,5% da população brasileira.

ADVERTISEMENT

Os sintomas mais comuns são irritações na pele, escamação, vermelhidão e coceira. As lesões podem ser motivadas por vários “gatilhos”, como estresse, frio e infecções.

Por mais que não haja cura para a psoríase, existem diversos tratamentos que mantêm a condição sob controle e oferecem alívio para os incômodos.

ADVERTISEMENT

 

Recentemente, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) liberou dois novos medicamentos contra os efeitos da psoríase: O Tremfya (guselcumabe) pode ser usado por pacientes que apresentam escamações e lesões secas de moderadas a graves. O Otezla (apremilaste) é recomendado para o tratamento da artrite psoriásica ativa. Ambos são exclusivamente para uso adulto.

ADVERTISEMENT

Muita gente acredita que a psoríase só apresenta uma única forma, mas, na verdade, existem vários tipos. Por isso, é muito importante que a psoríase seja diagnosticada corretamente. Caso contrário, os medicamentos e tratamentos podem não ter o efeito desejado.

ADVERTISEMENT

 

Conheça os tipos:

 

Psoríase em placa – Afeta 80% das pessoas que possuem a dermatose. É encontrada principalmente nos cotovelos, joelhos, costas e couro cabeludo.

 

ADVERTISEMENT

Psoríase do couro cabeludo – Atinge entre 50% e 80% das pessoas que possui a doença. Pode variar de leve a muito grave.

 

Psoríase gutata – Atinge, na maioria dos casos, crianças e adolescentes e aparece como pequenos pontos vermelhos escamosos na pele. Pode evoluir para psoríase em placas.

ADVERTISEMENT

 

Psoríase pustulosa – Pode ocorrer por complicação da psoríase em placa ou ser o resultado da interrupção do tratamento da doença.

 

Psoríase inversa – É o tipo menos comum da doença e aparece em forma de manchas vermelhas, brilhantes e lisas nas dobras da pele, mais comumente nas axilas, virilha e seios.

ADVERTISEMENT

 

Psoríase eritrodérmica – Um dos tipos mais raros e um dos mais graves da doença. Pode aparecer em forma de manchas vermelhas escamosas que cobrem o corpo inteiro.

 

Artrite psoriásica – Cerca de 30% das pessoas com psoríase acabam desenvolvendo a artrite psoriásica, que é caracterizada por dor, rigidez e inchaço em torno das articulações.

ADVERTISEMENT

 

O que achou? Não deixe de comentar sua opinião abaixo! Para ler mais posts como esse é só seguir a nossa página! :)