X
    Categories: +Bem estar

Astigmatismo: sintomas, tipos e soluções para corrigir este problema de visão


 

ADVERTISEMENT

Qualquer pessoa, independentemente da idade, condição física ou sexo, pode ter esse problema de visão. O astigmatismo tem variantes e qualidades especiais em cada pessoa. É por isso que uma revisão periódica é muito recomendada.

1. Características do astigmatismo

© istock

Esta condição começa a ser gerada quando o olho perde sua forma esférica ou não é como deveria ser. É uma irregularidade ou curvatura que geralmente está localizada na parte frontal do globo ocular, especificamente na lente interna.

ADVERTISEMENT

O astigmatismo ocorre com um erro de foco devido ao fato de que a luz entra na retina de maneira irregular causando problemas de foco. Este é um problema que pode evoluir com o passar do tempo, por isso é necessário ir ao médico especialista para uma revisão.

ADVERTISEMENT

2. Sintomas

© istock

Geralmente há alguns sintomas, como a distorção das imagens em torno de um ponto central. Isso acontece a curtas ou longas distâncias e com o tempo há alguns desconfortos como dores de cabeça que se intensificam.

ADVERTISEMENT

Existem outros sintomas causados ​​pelo astigmatismo, e eles aparecem dependendo da intensidade do problema. Alguns deles são fadiga visual ou estrabismo, causados ​​pela incapacidade de se concentrar nos objetos.

3. Tipos de astigmatismo

© istock

Existem três tipos de astigmatismo, que são:

ADVERTISEMENT

a) Astigmatismo hipermetrópico

Um sinal muito característico de pessoas que têm este tipo de astigmatismo é que você geralmente aperta os olhos para focar porque a hipermetropia aparece em um ou ambos os olhos, tornando impossível focar a imagem.

ADVERTISEMENT

b) Astigmatismo míope

Isso ocorre quando um ou ambos os olhos apresentam um foco de miopia e faz com que a visão fique desfocada – geralmente em quase todas as pessoas há diferentes graus de miopia em ambos os olhos.

c) Astigmatismo misto

Quando você tem esse tipo de astigmatismo, geralmente há um problema hipermetrópico em um olho e um foco míope no outro.

ADVERTISEMENT

4. Como detectar astigmatismo

© istock

O astigmatismo pode ser detectado por meio de um exame com um oftalmologista e essas análises para encontrar o tipo específico de problema são chamadas de retinoscopia. 

ADVERTISEMENT

A retinoscopia consiste em colocar uma lente projetando luz entre o olho até encontrar o ponto de foco preciso, dessa forma se detecta o grau de astigmatismo que o paciente tem.

Testes de refração automatizados também são feitos, o que é uma técnica mais moderna e também muito mais precisa e eficaz. Uma vez que os testes são feitos com qualquer uma dessas técnicas, uma refração manual também é realizada.

ADVERTISEMENT

5. O astigmatismo tem solução 

© istock

É possível ter um tratamento que ofereça uma solução para essa condição. Para isso você tem que recorrer ao oftalmologista. O uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia corretiva geralmente será recomendado.

ADVERTISEMENT

A cirurgia refrativa corrige a maioria dos tipos de astigmatismo, mas isso tem que ser diagnosticado corretamente com o médico, que determinará qual é a melhor solução para cada pessoa.

Qualquer um dos métodos para corrigir o astigmatismo é feito para poder focar corretamente a visão.

ADVERTISEMENT

Se você tiver problemas de foco, é importante que você vá ao médico, pois ele lhe dará a solução correta para o seu tipo de estigmatismo.

E então, o que você achou desse artigo? Por favor, deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

E compartilhe este post seus amigos no Facebook!

Vídeo recomendado!

10 sinais de que a sua circulação sanguínea está com baixo índice de oxigênio