X
    Categories: +Entretenimento

Atriz Tonia Carrero morre aos 95 anos no Rio


Um dos ícones da televisão brasileira se despediu no último sábado, dia 3 de março.

ADVERTISEMENT

A atriz sofreu uma parada cardíaca durante uma cirurgia de úlcera e não resistiu.

Maria Antonietta Portocarrero Thedim, mais conhecida como Tonia Carrero,  foi internada na sexta (2) com uma úlcera no sacro e segundo sua neta, Luísa Thiré não resistiu ao procedimento.

ADVERTISEMENT

O velório ocorreu domingo no Theatro Municipal, a cremação, na segunda-feira (5), às 12h, no Memorial do Carmo.

A atriz era a matriarca de uma família que possui quatro gerações de artistas: além do seu único filho, o ator Cécil Thiré, seus netos e bisnetos também seguiram a carreira. Segundo o projeto Brasil Memória, ela é classificada como “diva e dama” e “referência de beleza, inteligência e talento na história do teatro brasileiro”.

ADVERTISEMENT

Tônia era uma das atrizes mais consagradas do Brasil, conhecida por inúmeros papéis marcantes – a exemplo disso, sua personagem Stella Fraga Simpson, em “Água Viva” (1980), e a Rebeca, de “Sassaricando” – somando em seu currículo 54 peças, 19 filmes e 15 novelas.

ADVERTISEMENT

A última novela que participou foi “Senhora do Destino” (2004), de Aguinaldo Silva, na qual fez uma participação especial. No cinema, sua última aparição foi em “Chega de Saudade” (2008).

Ela foi a grande homenageada do Prêmio Shell de 2008, e atuou no teatro pela última vez em 2007, em “Um Barco Para o Sonho”, de Alexei Arbuzov, peça produzida pelo seu filho Cécil e dirigida pelo neto Carlos Thiré.

ADVERTISEMENT

Tônia começou sua carreira na televisão na década de 60, a convite do autor Vicente Sesso, para fazer “Sangue do Meu Sangue” junto de Fernanda Montenegro e Francisco Cuoco. A novela do diretor Sérgio Britto foi exibida em 1969 pela TV Excelsior e chegou a ter uma regravação pelo SBT que também contou com sua participação especial.

ADVERTISEMENT

A atriz se formou em educação física em 1941, sendo que sua formação artística foi obtida anos depois em cursos em Paris, para onde foi com seu então marido, o artista plástico e diretor de cinema Carlos Arthur Thiré. Na capital francesa, participou de aulas com grandes atores, dentre eles Jean-Louis Barrault.

ADVERTISEMENT

Muita luz para ela e sua família.