X
    Categories: +Atualidades

Autoridades dos EUA descobrem túnel de drogas abandonado que ligava o México ao Arizona


As autoridades federais descobriram um túnel sofisticado de contrabando de drogas que ia de uma casa no México a um restaurante abandonado no Arizona.

ADVERTISEMENT

Em abril, a divisão de investigações do Departamento de Segurança Interna revelou que encontrou um túnel sob o ponto de venda de comida em San Luis – que fica a cerca de duzentos metros ao norte da fronteira mexicana.

ADVERTISEMENT

A polícia entrou na trilha do dono do prédio, Ivan Lopez, e acabou prendendo-o depois de encontrar vários pacotes suspeitos na traseira de seu caminhão. Nos pacotes continham metanfetamina, cocaína, heroína e fentanila.

Sua prisão também levou a uma busca em sua casa e no antigo restaurante – que é onde as coisas ficaram realmente interessantes para a equipe de investigação.

ADVERTISEMENT

Essa prisão levou a uma busca em sua casa e no antigo restaurante, onde os agentes encontraram um túnel escondido que levava a uma casa no México e era grande o suficiente para as pessoas transitarem livremente.

ADVERTISEMENT

“Uma das coisas que o encapsulamento nos diz é que à medida que aumentamos a infraestrutura, os recursos e a patrulha, estamos forçando-os a percorrer rotas mais caras para os EUA”, disse Scott Brown, agente especial responsável pela HSI, à Associated Press. na quinta feira.

ADVERTISEMENT

O agente especial encarregado do caso, Scott Brown, disse à Associated Press que o tunelamento é uma indicação de que o aumento de infraestrutura, recursos e patrulhamento na fronteira está forçando os contrabandistas de drogas a “percorrer rotas mais caras para os EUA”.

ADVERTISEMENT

Um túnel pode levar muito tempo e custar aos cartéis de drogas centenas de milhares de dólares para construir.

Brown disse que sua agência tem visto um aumento nos túneis, que são caros de construir e levam longos períodos de tempo. Ele disse que um túnel em funcionamento pode custar centenas de milhares de dólares para os cartéis.

ADVERTISEMENT

“Os túneis são um empreendimento demorado, mas definitivamente cresceram desde que as medidas de segurança na fronteira aumentaram”, disse Brown.

As autoridades não sabem quanto tempo o túnel foi usado, mas Lopez só comprou a propriedade em abril.

ADVERTISEMENT

Segundo documentos judiciais, o governo acredita que Lopez é um membro do cartel bem confiável. Ele foi visto saindo do prédio várias vezes antes de ser preso em 13 de agosto, segundo os documentos do tribunal.

ADVERTISEMENT

Assista ao vídeo abaixo para ver o túnel!

Lopez está detido em prisão federal sem fiança porque é considerado um risco de fuga, segundo documentos judiciais.

Seu advogado, Paul A. Ramos, não respondeu a um pedido de comentário.

O uso de túneis para o tráfico de drogas tem sido uma questão importante há décadas e foi criado por oponentes do muro fronteiriço proposto, que dizem que os túneis ajudarão os contrabandistas a contorná-lo.

ADVERTISEMENT

Em 2016, as autoridades apreenderam um túnel de quase um quilômetro entre Otay Mesa, na Califórnia, e Tijuana, no México. A HSI tem uma força tarefa de túneis e a agência de Alfândega e Proteção de Fronteiras tem um programa de tecnologia e detecção de túneis, tudo para enfrentar os quase 200 túneis transfronteiriços descobertos desde 1990.

ADVERTISEMENT