X
    Categories: +Animais

Baleeiros Islandeses ‘acidentalmente’ mataram uma rara baleia azul híbrida pela segunda vez


Baleeiros islandeses enfrentaram uma boa dose de críticas depois de matar uma rara baleia azul híbrida, apenas algumas semanas depois de matarem uma fêmea grávida do mesmo tipo.

ADVERTISEMENT

Tudo por ”acidente”.

Como as imagens chocantes revelam, o gigante foi levado para a estação baleeira, onde os trabalhadores posaram para fotos.

A seção de conservação marinha também capturou imagens de trabalhadores que fatiaram o animal depois de transportá-lo para a planta de processamento.

ADVERTISEMENT

‘Hvalur hf’, a empresa baleeira em questão, detém uma licença para matar 191 baleias-comuns por ano. As baleias-comuns são os segundos maiores animais da Terra, seguindo as baleias-azuis, e também são uma espécie em extinção.

ADVERTISEMENT

Os especialistas em biologia marinha, no entanto, confirmaram que a baleia que a empresa capturou recentemente não era nem uma baleia-comum nem uma baleia-azul. Foi um híbrido raro do qual apenas alguns foram vistos nos últimos 35 anos.

ADVERTISEMENT

De acordo com o Instituto de Pesquisa Marinho e de Água Doce da Islândia, um teste de DNA confirmou que a baleia híbrida tinha uma mãe de baleia azul e um pai de baleia-comum.

Embora as baleias-comuns ainda não estejam no mesmo nível de risco que as baleias-azuis, a WWF afirma que apenas restam cerca de 50.000 a 90.000 desses gigantes no mundo. Durante o último século, as baleias azuis foram quase caçadas até a extinção, razão pela qual elas são consideradas espécies altamente protegidas.

ADVERTISEMENT

A maioria dos produtos feitos de baleias desses animais é transportada para o Japão, onde as pessoas consideram a carne de baleia uma iguaria.

O chefe Rob Read, do Sea Shepard, uma fundação internacional de conservação marinha, tinha muito a dizer sobre a companhia baleeira islandesa depois que as imagens se tornaram virais.

ADVERTISEMENT


Pixabay

“Mais de 100 dos segundos maiores animais que já existiram em nosso planeta foram arpoados cruelmente, alguns arpoados mais de uma vez e mais de uma dúzia deles eram fêmeas que estavam grávidas.

ADVERTISEMENT

“É inacreditável que a morte de qualquer baleia ameaçada, muito menos de mães grávidas, seja permitida pela Islândia – ou tolerada pela comunidade internacional.

“Nossa tripulação teve que suportar as terríveis vistas e cheiros das operações desta empresa baleeira dirigida pelo multi-milionário islandês Kristján Loftsson desde que a temporada começou em junho.

ADVERTISEMENT

“Se essa empresa trapaceira receber uma permissão de caça de baleias pelo governo islandês no próximo ano, a Sea Shepherd será forçada a escalar nossa campanha para acabar com essa loucura.”


Pixabay

ADVERTISEMENT

Loftsson, por outro lado, defendeu a si mesmo e ao negócio afirmando que nem as baleias-comuns nem os híbridos são oficialmente uma espécie protegida.

Especialistas em conservação marinha, no entanto, afirmam que esta é uma área cinzenta de negócios.

ADVERTISEMENT

“Desde 1983, eles registraram apenas cinco desses raros híbridos. Quatro deles foram mortos por baleeiros e um é um objeto de observação de baleias muito amado e ainda está vivo – eles são muito raros ”, disse Astrid Fuchs, da Whale and Dolphin Conservation.

ADVERTISEMENT

Quais são seus pensamentos sobre essas práticas? Você acha que é hora de acabar com a caça às baleias? Deixe-nos saber nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar este post!

Se você gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos e familiares! :) 

ADVERTISEMENT

Vídeo recomendado!

Estranha criatura é encontrada nas Filipinas e agora muitas pessoas temem um apocalipse

 

Não se esqueça de ▼ curtir a nossa página ▼ para mais histórias inspiradoras :)