X
    Categories: +Cotidiano

A base de um cérebro saudável é a bondade


Richard Davidson, nascido em Nova Iorque, Estados Unidos, atualmente mora em Madison, Wisconsin (EUA), onde trabalha como professor de psicologia e pesquisador na área de neurociência afetiva.

ADVERTISEMENT

Ele é considerado uma das cem pessoas mais influentes do mundo, segundo a revista Time.

Ele estuda os mecanismos cerebrais ligados à depressão e à ansiedade, e é fundador do Centro de Investigação de Mentes Saudáveis. A sua pesquisa está centrada nas bases neuronais da emoção e nos métodos científicos de promoção do florescimento humano através do exercício de gratidão, gentileza e compaixão – seus métodos incluem meditação e práticas contemplativas.

ADVERTISEMENT

O projeto de pesquisa de Davidson mudou substancialmente depois que o pesquisador encontrou Dalai Lama e conversou com ele sobre suas hipóteses.

Quando eu estava no meu segundo ano na Universidade de Harvard, a meditação cruzou o meu caminho e fui para a Índia investigar como treinar a minha mente.point 300 |

ADVERTISEMENT

Obviamente, meus professores disseram que eu estava ficando louco, mas aquela viagem marcou meu futuro.point 89 |  Descobri que uma mente calma pode produzir bem-estar em qualquer tipo de situação.point 160 | E quando me dediquei a investigar, por meio da neurociência, quais são as bases para as emoções, fiquei surpreso de ver como as estruturas do cérebro podem mudar em tão somente duas horas.point 316 | 1

ADVERTISEMENT

Hoje podemos medir com precisão. Levamos meditadores ao laboratório; e antes e depois da meditação, tiramos uma amostra de sangue deles para analisar a expressão dos genes. Vemos como as zonas com inflamação ou com tendência à inflamação tinham uma abrupta redução disso. Foram descobertas muito úteis para tratar a depressão. Contudo, em 1992, conheci o Dalai Lama e minha vida mudou.

ADVERTISEMENT

“Admiro seu trabalho – ele me disse -, mas acho que você está muito centrado no estresse, na ansiedade e na depressão. Nunca pensou em focar suas pesquisas neurocientíficas na gentileza, na ternura e na compaixão?”.

ADVERTISEMENT

Davidson percebeu que palavras como gentileza, ternura e compaixão jamais eram citadas em um estudo científico, e não faziam parte de nenhum centro de pesquisa. Cumprindo sua promessa, o pesquisador decidiu concentrar sua atenção no pedido de Dalai Lama, e descobriu coisas interessantíssimas.

ADVERTISEMENT

Antes de mais nada, Davidson constatou que há uma diferença substancial entre empatia e compaixão. A empatia é a capacidade de sentir o que sentem os demais. A compaixão é um estado superior. É ter o compromisso e as ferramentas para aliviar o sofrimento. Além disso, o pesquisador também descobriu que os circuitos neurológicos que levam à empatia ou à compaixão são diferentes.

ADVERTISEMENT

Umas das coisas mais importantes que descobri sobre a gentileza e a ternura é que se pode treiná-las em qualquer idade. Os estudos nos dizem que estimular a ternura em crianças e adolescentes, melhora os resultados acadêmicos, o bem-estar emocional e a saúde deles.

ADVERTISEMENT

Para treinar essas capacidades, Davidson explica o procedimento aplicado nas pesquisas.

Primeiro, levo a mente deles até uma pessoa próxima, que eles amam.point 134 | Depois, peço que revivam um momento em que essa pessoa estava sofrendo e que cultivem o desejo de livrar essa pessoa do sofrimento.point 244 |

ADVERTISEMENT

Logo, ampliamos o foco para pessoas não tão importantes e, por fim, para aquelas que os irritam.point 80 | Estes exercícios reduzem substancialmente o bullying nas escolas.point 138 | Umas das coisas mais interessantes que tenho visto nos circuitos neurais da compaixão é que a área motora do cérebro é ativada: a compaixão te capacita para agir, para aliviar o sofrimento.point 296 | 1

ADVERTISEMENT

Agora, Davidson pretende implementar no mundo um programa chamado Healthy Minds (mentes saudáveis), cujo estímulo é nutrir compaixão pelos outros. A plataforma possui quatro pilares: a atenção; o cuidado e a conexão com os outros; o contentamento de ser uma pessoa saudável (fechar-se nos próprios sentimentos e pensamentos é uma das causas da depressão); ter um propósito na vida (algo que está intrinsecamente relacionado ao bem-estar).

ADVERTISEMENT

Tenho visto que a base para um cérebro saudável é a bondade. E treinamos a bondade em um ambiente científico, algo que nunca tinha sido feito antes.

 

 

É claro que Davidson enfrenta o ceticismo da comunidade científica devido ao tema de suas pesquisas. Mas ele não desanima: diz que consegue provar as suas constatações.

ADVERTISEMENT

Tenho mostrado a eles, por exemplo, o resultado de uma pesquisa que temos realizado em diversas culturas diferentes: se interagirmos com um bebê de seis meses usando fantoches, sendo que um deles se comporta de forma egoísta e o outro de forma amável e generosa, 99% dos bebês prefere o boneco que coopera.point 254 |

ADVERTISEMENT

Ou seja, cooperação e amabilidade são inatas, ainda que frágeis.point 55 |  Se não são cultivadas, se perdem.point 84 | Por isso, eu, que viajo muitíssimo (o que é uma fonte de estresse), aproveito os aeroportos para enviar mentalmente bons desejos a todos com quem cruzo no caminho, e isso muda a qualidade da experiência.point 253 |

ADVERTISEMENT

O cérebro do outro percebe isso.point 27 | 1

Entrevista publicada originalmente no site La Vanguardia.

E então, o que você achou deste artigo? Por favor, deixe seus comentários abaixo! E não se esqueça de seguir a nossa página para ler mais posts como este :)

ADVERTISEMENT