X
    Categories: +Cotidiano

Beauty Boys, a nova tendência entre os rapazes que desafiam os estereótipos de gênero se maquiando e exibindo suas makes no Instagram


Eles são travestis e não são gays, e isso é uma nova tendência.

ADVERTISEMENT

Aliás, as tendências do Instagram tendem a mudar muito rapidamente, por isso é difícil de acompanhar todos elas. E quando pensávamos que a moda era clavículas à mostra ou gestantes fitness, agora a moda é outra. Há 42000 resultados para a hashtag #beatuyboy no Instagram e mais de 50 mil # malemakeup.

ADVERTISEMENT

Mas o que é um “Beauty Boy”?

A tradução literal seria “menino bonito”. E isso é o que esses rapazes são, um grupo de homens preocupados com a sua aparência e manjando muito de produção estética!

ADVERTISEMENT

Maquiagem para um homens é um grande tabu, apesar de muito utilizada no cinema. Só é aceito que se use nas meninas da família, mas nunca no menino. No entanto, um número bastante grande de homens ao redor do mundo sente muito prazer em se maquiar e exibe os resultados com muito orgulho.

ADVERTISEMENT

Os tempos estão mudando!

O mundo da maquiagem não distingue idade

Desde crianças de 10 ou 15 anos até homens mais velhos, pode-se ver inúmeros casos de homens que não temem pela sua masculinidade. Graças ao Instagram, eles demonstram suas habilidades com o pincel e quebram estereótipos. Eles conseguiram criar suas próprias linhas de maquiagem em marcas internacionais como MAC.

ADVERTISEMENT

Além disso, há grupos de homens que costumam montar-se, ou seja, vestir-se com roupas não designadas a eles, como vestidos, chapéus floridos, perucas, saltos altos, etc. Graças às mudanças sociais da diversidade sexual e à forte onda feminista ao redor do mundo, essas pessoas têm tido o direito de se expressarem com mais veracidade e dignidade. Graças à evolução de nossos tempos (que ainda têm muito a evoluir), essas pessoas podem ser elas mesmas.

ADVERTISEMENT

Alguns desses homens se entendem como travestis ou “Drag Queens”

O “objetivo” desta nova tendência de homens usando maquiagem não é apenas gerar uma hashtag e conseguir seguidores. Maquiagem para eles não é apenas uma moda passageira ou algo para se exibir nas redes sociais; a maquiagem se tornou um estilo de vida.

ADVERTISEMENT

Além disso, esses homens não procuram imitar a maquiagem feminina nem sequer simular a estética de drag queens e travestis. Seu objetivo é uma demonstração de como a maquiagem pode ficar num rosto masculino. Simondac , um dos muitos “Beauty Boys”, explicou isso para o The New York Times.

ADVERTISEMENT

 

“Quando eu comecei a me maquiar no Instagram, há seis anos, tudo o que existia era o delineador para homens. Não havia nada similar a aplicar cílios postiços. Eu queria para me sentir bonito e belo sem ter de ser travesti” – Simondac

ADVERTISEMENT

Outro Beauty Boy famoso é Alannized, que começou a praticar maquiagem em si mesmo no banheiro depois da escola. O rapaz ofereceu uma “explicação” para o assunto para a revista Marie Claire.

“Eu sou um cara de maquiagem. Eu não sou uma trans. Eu não sou uma drag queen.” – Alannized

ADVERTISEMENT

 

View this post on Instagram

No confundan lo bueno con lo pendejo.

A post shared by ????????? (@alannized) on

 

Será que maquiat-se está relacionado à orientação sexual?

Matthew Taylor, 16 anos de idade, também gosta da arte da maquiagem e acha que isso não influi em sua orientação sexual. O menino espera que a prática de maquiar a si mesmo gere uma evolução para o entendimento social de que “as crianças podem fazer o que querem sem serem julgadas.”

ADVERTISEMENT
View this post on Instagram

peepin ?

A post shared by matthew taylor (@matthewrctaylor) on

Kevin Ninh , que é um youtuber dedicado ao tema dos Beauty Boys, diz que os seus vídeos servem para discutir como representações na mídia podem afetar a nossa percepção de gênero e identidade. Para Kevin, maquiar a si mesmo não faz de um homem homossexual ou travesti, da mesma forma que para uma mulher a maquiagem não a faz heterossexual nem a incapacita de ser lésbica.

ADVERTISEMENT

Todos estes usuários do Instagram não só influenciaram muitos caras que tinham dúvidas sobre se deveriam usar maquiagem ou não, mas também contribuíram para desconstruir a falsa ideia de homem que se maquiam são necessariamente gays ou pessoas transexuais. No Instagram, sua maior área de influência, eles conseguiram aumentar em 20% a menção da palavra “maquiagem” nas contas dos homens.

ADVERTISEMENT

Devemos observar de perto esta tendência, pois parece que ela vai afetar definitivamente a próxima geração, e quem sabe gerar resultados melhores, a fim de atingir um futuro menos sexista e mais tolerante entre nossos filhos, netos, etc.

ADVERTISEMENT

E então, o que achou desse post? Conte-nos tudo e compartilhe o texto com seus amigos no Facebook :) para mais artigos como esse, siga a nossa página e não fique por fora das novidades!