X
    Categories: +Bem estar+Ciência

Bombeiros fazem um alerta: Não deixe garrafas de plástico dentro do carro


É muito comum carregarmos garrafas d’água conosco quando saímos de casa, e mais comum ainda é esquecermos elas dentro do carro.

ADVERTISEMENT

Não parece muito preocupante pensar em uma garrafa de plástico dentro de um carro, já que o pior que pode acontecer é ela vazar e molhar seu estofado, né?

Errado. Por mais absurdo que pareça, uma garrafa d’água esquecida dentro de um carro pode provocar um incêndio. É o mesmo efeito daquele experimento no qual usamos uma lupa sob a luz solar para queimar uma folha de papel, quando a garrafa fica exposta ao sol, o mesmo acontece.

ADVERTISEMENT
cr: Shutterstock

De acordo com um experimento realizado pela equipe de bombeiros de cidade de Midwest, EUA, a luz do sol que atravessou uma garrafa de água atingiu 250 ºC! Por isso, a equipe fez um apelo: Não esqueçam suas garrafas de água dentro do carro, ou as consequências podem ser bem ruins.

ADVERTISEMENT

Se você gosta muito de carregar uma garra com você, mude sua rotina de duas formas: coloque um alarme em seu celular, avisando para não esquecer da garrafa, ou então a mantenha no porta-malas do carro, para evitar problemas caso ela seja esquecida.

ADVERTISEMENT
point 0 |
cr: Chakrit Yenti/Shutterstock

Perder seu carro em um incêndio pode ser bastante desastroso, mas não é apenas ele que sofrerá das causas de um esquecimento: sua saúde também está em jogo.point 207 |

ADVERTISEMENT

Garrafas plásticas, quando expostas muito tempo ao sol, podem liberar antimônio e bisfenol A, que podem causar uma série de transtornos, como: dores de estômago, diarreias, vômitos, alterações nos níveis hormonais e ainda problemas no coração e um maior risco de contrair câncer.point 237 | 1

ADVERTISEMENT

Para garantir sua saúde e segurança, siga as recomendações da equipe de bombeiros e mantenha suas garrafas plásticas sempre bem distantes do sol!