X
    Categories: +Atualidades

Brasil ganha prêmio internacional por aplicativo detector de corruptos

Reprodução/Youtube


 

ADVERTISEMENT

Não tem como ler ou assistir notícias sobre o cenário político brasileiro sem ouvir falar de corrupção. No início do ano, um estudo feito pela Transparência Internacional indicou que o Brasil está em 96º lugar no ranking de países menos corruptos dentre os 180 avaliados.

ADVERTISEMENT

 

Com um cenário tão complicado no país, o ReclameAqui em parceria com a Grey criaram um aplicativo inovador que detecta políticos corruptos. O Detector de Corrupção foi lançado em 2016, porém, este ano, foi reconhecido em um dos maiores prêmios do ramo, no Cannes Lions 2018, trazendo um título inédito para o Brasil na categoria Mobile.

ADVERTISEMENT

 

Reprodução/Youtube

 

No início, o Detector de Corrupção era apenas uma extensão do navegador Google Chrome. No entanto, o projeto foi expandido e nasceu a ideia do aplicativo de celular, que funciona através de reconhecimento facial. Assim que detecta o rosto de um político envolvido em denúncias de corrupção, o app pinta a imagem de roxo.

ADVERTISEMENT

 

Reprodução/Youtube

 

Sendo assim, caso o usuário queira saber se algum político está envolvido com corrupção, basta apontar a câmera do celular para a imagem dele, seja uma foto impressa, uma tela de televisão ou computador. Então, o aplicativo busca em bancos de dados e mostra todas as informações do candidato, incluindo processos em andamento, acusações de improbidades administrativas e se o político já foi condenado.

ADVERTISEMENT

 

Reprodução/Youtube

 

Para garantir a veracidade das informações, o Detector de Corrupção coleta informações disponível em bancos de dados de instâncias como Supremo Tribunal Federal (STF), Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Tribunais de Justiça (TJs) e Tribunais Regionais Federais (TRFs). Vale ressaltar, no entanto, que processos que correm em segredo de justiça não podem ser divulgados e, consequentemente, não aparecem no aplicativo.

ADVERTISEMENT

 

O Detector de Corrupção está disponível para as plataformas Android e IOS e pode ser encontrado aqui.

 

 

Vídeos recomendados:

 

Top 10 mentiras absurdas acreditadas pelos norte-coreanos

ADVERTISEMENT

 

O garoto mais rico do mundo – Os 9 luxos diários de Barron Trump