X
    Categories: +Bem estar

Por que às vezes sentimos um formigamento nos pés e nas mãos?


É provável que você já sentiu aquela sensação desconfortável de formigamento em uma de suas extremidades, ao ficar parado ou até mesmo depois de ficar sentado por muito tempo ou de ter dormido.

ADVERTISEMENT

De qualquer forma, esta sensação desagradável pode afetar qualquer pessoa, mas você sabe o que ela realmente significa?

© Shutterstock.com

O formigamento está relacionado à circulação sanguínea e ao sistema nervoso. Como você deve saber, o oxigênio viaja em nosso corpo através das hemácias, presentes no sangue que circula em nossos vasos sanguíneos e artérias.

ADVERTISEMENT

© Shutterstock.com

Quando paramos em uma posição desconfortável, algumas das veias podem ser comprimidas, diminuindo assim o fluxo sanguíneo. Por sua vez, os nervos sensoriais sentem essa desaceleração da circulação na área e envia um sinal de alerta para o cérebro.

ADVERTISEMENT

© NRT

O cérebro reage causando uma certa dormência na área negligenciada do corpo. E até mesmo quando a velocidade normal da circulação é restaurada, ainda se leva algum tempo para que aquela sensação desagradável acabe. Durante estes minutos de “normalização”, o sistema nervoso permanece desorientado e continua a enviar rajadas desse sinal até parar gradualmente.

ADVERTISEMENT

O que você achou do artigo? Deixe seu comentário abaixo para que todos possam saber!!!

Ah, e não se esqueça de curtir a nossa página para poder ler mais histórias como essa!