X
    Categories: +Animais+Ciência

Depois que o seu cachorro morreu, ela passou a sentir uma dor insuportável no peito. Exames mostram que seu coração foi realmente partido!


Os relacionamentos que travamos durante a vida nos ajudam a superar nossos medos e a compartilhar a nossa felicidade.

ADVERTISEMENT

Eles podem se dar com familiares, amigos, colegas de trabalho ou mesmo com nossos próprios animais de estimação. Somos, afinal, seres sociais, sedentos por comunicação, integração, cooperação e parceria. Talvez não desejemos conviver com o mundo inteiro, talvez estejamos passando inclusive por uma fase de profunda desilusão com as outras pessoas, mas sozinhos não ficamos. Não. Há sempre os animais por perto, com sua capacidade inesgotável de afeto inocente.

Às vezes, a vida nos golpeia de tal forma que passamos anos e anos atordoados. Outras vezes, o golpe da vida atravessa a nossa pele e atinge o interior do nosso corpo com a sutileza de uma pena caída. O que começou como algo tolerável transformou-se em um caso de emergência para Joanie Simpson.

ADVERTISEMENT

Simpson, de 62 anos e natural do Texas, ficou chocada quando acordou cedo, certa manhã, sentindo uma dor muito severa nas costas. Era tão ruim que ela não conseguia se mexer e nem mesmo virar-se na cama.

ADVERTISEMENT

Em menos de 20 minutos, Simpson já estava na sala de emergência do hospital local. Para sua surpresa, seu corpo estava demonstrando sinais de um ataque cardíaco. Ela foi imediatamente transportada para o Memorial Hermann Heart & Vascular Institute, um centro médico em Houston, onde uma equipe estava pronta para recebê-la.

ADVERTISEMENT

Mas quando Simpson chegou às instalações médicas, os profissionais realizaram vários testes e diagnosticaram algo totalmente diferente de um ataque cardíaco.point 137 | Eles descobriram que Simpson estava sofrendo de “cardiomiopatia Takotsubo”, também conhecida como “cardiomiopatia por estresse”, que é uma condição que imita os sintomas de um ataque cardíaco regular.point 334 |

ADVERTISEMENT

A cardiomiopatia de Takotsubo normalmente de eventos ruins, causadores de altos níveis de estresse e ansiedade.point 97 | No caso de Simpson, ela sofria da dor de um coração quebrado, após a perda de seu companheirinho, Meha.point 182 | 1

Por causa disso, a doença também é chamada de ”síndrome do coração partido”. Os sintomas comuns da síndrome incluem: dor torácica e falta de ar.

ADVERTISEMENT

No caso de Simpson, ela revelou que a causa do estranho ataque cardíaco havia sido a perda do seu amado cachorrinho, Meha, um divertido Yorkshire Terrier, responsável por alegrar os seus dias com puro carinho. Os dois eram inseparáveis. Desde que Meha havia partido, uma espécie de vazio tomou conta do lar.

ADVERTISEMENT

“Eu estava perto de inconsolável”, disse ela. “Eu realmente sofri muito, a morte de Meha foi muito difícil”.

A morte de seu cão amado foi muito devastadora para Simpson. Seu mundo quebrou, ela sentia tanta falta do pequeno animal até o ponto em que o seu coração mudou de formato. O sofrimento foi internalizado pelos seus órgãos!

ADVERTISEMENT

O tratamento para a síndrome do coração partido é principalmente o de suporte psiquiátrico, porque não há nenhum tratamento médico avançado para resolver esse quadro (no máximo, medica-se o paciente como se o caso se tratasse de uma parada cardíaca). Quando os médicos examinaram o coração de Simpson, eles descobriram que suas artérias estavam claras e saudáveis. Ou seja, o problema estava sendo causado pelo luto estressante da mulher.

ADVERTISEMENT

Devido ao estresse, a síndrome do coração partido gera uma lesão no músculo cardíaco que impede o seu funcionamento normal. O coração fica fraco e com batimentos insuficientes, o que pode levar o paciente rapidamente a óbito. A lesão normalmente dura de 7 a 30 dias, mas isso é o suficiente para comprometer a vida de alguém.

ADVERTISEMENT

Acredita-se que o estresse intenso gera hormônios que podem levar à constrição de veias e artérias, provocando a isquemia do músculo cardíaco. Cerca de 90% dos casos ocorrem entre mulheres, principalmente as idosas, e a média dos pacientes é de 66 anos.

ADVERTISEMENT

 

 

Perder um animal de estimação ou então um familiar pode ser muito traumatizante. A morte vem com tantos sintomas de estresse, que mais tarde leva a ansiedade, falta de sono e às vezes resulta em dores físicas perigosas, exatamente como aconteceu com Simpson.

ADVERTISEMENT

Ela revelou que a morte de seu cachorro não foi uma surpresa, já que a cadelinha estava sofrendo de insuficiência cardíaca congestiva. A Yorkshire morreu aos 9 anos de idade. Como Meha era como uma filha para Simpson, a mulher foi muito afetada pela perda.

ADVERTISEMENT

As crianças cresceram e saíram da casa, então ela era a minha garotinha “, disse Simpson.

Simpson explicou ainda que a cadelinha gostava de brincar na piscina, e que ela e o seu marido sempre deram a Meha o seu próprio hambúrguer, nas vezes em que a família se reunia e preparava uma grelhada, nas noites de sexta-feira.

ADVERTISEMENT

Simpson ficou com o seu gato Buster e tem a esperança de encontrar um cachorro com o qual terá um vínculo forte como o que tinha com Meha. Graças ao apoio da sua família e amigos, ela está se recuperando bem. Em momentos de dor causada por uma perda prematura, contar com o apoio de outras pessoas é fundamental para que não mergulhemos na mais profunda tristeza. Ninguém deve ficar sozinho nesses momentos, não concorda?

ADVERTISEMENT

“É doloroso. É traumático. É tudo muito pior do que se pensa”, disse Simpson. “Mas quer saber? Eles dão tanto amor e companheirismo que se tornam inesquecíveis. E eu vou fazer isso novamente. Eu continuarei tendo animais de estimação. Essa dor não vai me impedir”.

ADVERTISEMENT

Você conhece alguém que possa ter a cardiomiopatia TakotSubo?

COMPARTILHE esta postagem com seus amigos e familiares no Facebook!

E não se esqueça de ❤️LIKE❤️ na nossa página do Facebook!