X
    Categories: +Entretenimento

Com esclerose múltipla, atriz Claudia Rodrigues volta ser internada


A atriz Claudia Rodrigues, de 46 anos, luta contra a esclerose múltipla desde 2000, ano em que foi diagnosticada com a doença.

ADVERTISEMENT

Em 2017, a atriz foi internada após complicações da enfermidade, e novamente, em 2018, foi internada após passar mal em casa.

 

A esclerose múltipla é uma doença na qual o sistema imunológico destrói a cobertura protetora de nervos. Ou seja, o sistema de defesa atua de forma destrutiva no corpo, levando a sérias complicações de saúde. 

ADVERTISEMENT

Adriane Bonato, empresária da atriz, contou que Claudia foi levada para o hospital durante o fim de semana, após ter perda de audição, visão e locomoção, além de apresentar fala desconexa. Em fases mais complicadas da doença, a atriz precisa de ajuda para fazer as atividades mais simples do dia a dia, como tomar banho, se levantar, andar e comer.

ADVERTISEMENT

Ela não tinha força para levantar da cama, não conseguia ficar em pé sozinha”, disse Adriane.

Em junho do ano passado, Claudinha passou por um tratamento de reabilitação de células-tronco, mas reagiu mal ao procedimento e, no final de 2017, foi novamente internada no hospital.

ADVERTISEMENT

A atriz não sofre só de esclerose, ela também luta contra a herpes-zóster, uma doença que ataca o organismo quando este está com baixa imunidade.

Adriane conta que o objetivo é descobrir qual de qual doença vêm os sintomas de Claudia, para daí se pensar num tratamento adequado.

ADVERTISEMENT

A atriz está consciente e continua internada sem previsão de alta. Seu último trabalho foi no Zorra Total, da Rede Globo, em 2013.

Em depoimento à Folha de São Paulo, em agosto de 2017, a atriz contou um pouco mais sobre a sua doença:

ADVERTISEMENT

 

Eu fazia a peça “Monólogos da Vagina”, no teatro Tom Brasil. Estava atuando quando senti o braço dormente. Saí do palco e falaram que eu estava infartando.

Fui levada para um hospital em São Paulo, onde apaguei, dormi até o dia seguinte. Quando voltei para o Rio de Janeiro, descobri que era esclerose múltipla.

ADVERTISEMENT

Quando o médico me deu essa notícia, eu falei: “Doutor, são quantas?”. Ter esclerose é uma coisa, múltipla ainda! Tenho uma piada em que falo que esclerose múltipla é coisa de rico. Se fosse de pobre, seria esclerose única.

Recebi o diagnóstico em 2000, quando tive meu primeiro sintoma. Fiz o seriado “A Diarista” com esclerose, “Sai de Baixo”, peças, novela. Recebi o diagnóstico, mas estava boa.

ADVERTISEMENT

Não senti mais nada até 2007, quando veio um surto; desmaiei, tive tontura, falta de memória. Ainda hoje tenho desequilíbrio e tremor nas mãos, mas os meus olhos estão voltando ao normal [ela teve desvio ocular, uma falha no comando dos movimentos dos olhos, depois de um surto em 2015].

ADVERTISEMENT

Era um assunto em que eu não gostava de tocar, não queria falar porque não queria ter essa visibilidade. Ninguém sabia o que era a doença, mas os jornalistas descobriram que eu tinha e divulgaram. Agora a esclerose múltipla está famosa. Acabei virando exemplo, e muita gente vem conversar comigo. Acho que tenho essa obrigação de ajudar.

ADVERTISEMENT

Comecei afazer tratamento mesmo em 2010, mas só aceitei a doença em 2013. Fiz o transplante de células-tronco em 2015. O mérito é totalmente da minha empresária, a Adriane Bonato, que o descobriu nos Estados Unidos.

Agora estou em tratamento na Cevisa (Centro Médico de Vida Saudável), em Engenheiro Coelho (144 km a noroeste de São Paulo).point 284 |

ADVERTISEMENT

Hoje, na clínica, tenho rotina muito pesada.point 38 | Faço ginástica, natação.point 60 | Sou formada em educação física e adoro esporte, dei aula de natação para crianças e adultos (…).point 146 | O esporte está me ajudando a melhorar.point 178 | Eu estava andando com andador e hoje não preciso mais, uso só uma bengala às vezes.point 246 |

ADVERTISEMENT

Estou fazendo todo tipo de tratamento que aparece (…).point 52 | Adoro trabalhar, quero voltar para o humor.point 89 | Estou com projetos, vou encenar uma peça com minha filha (Iza Rodrigues, 15), será a estreia dela como atriz.point 180 | 1

 

ADVERTISEMENT

Desejamos uma rápida recuperação para essa grande atriz! Que Deus a abençoe nesse momento tão difícil da vida!

O que você achou desse artigo? Por favor, deixe seus comentários abaixo! E não se esqueça de seguir a nossa página para ler mais posts como este :) 

ADVERTISEMENT