X
    Categories: +Cotidiano

Como preservar fotos antigas – saiba como impedir que fotos de família mofem e amassem com o passar do tempo


As novas gerações têm apostado na memória de seus celulares para guardar fotos e outros registros de momentos passados com os amigos e com a família.

ADVERTISEMENT

Mas há também aquelas fotos de família muito antigas, do tempo dos bisavós. Essas fotos normalmente são guardadas em caixas e baús velhos, manuseadas apenas de vez em quando, e por isso mesmo acumulam muito mofo e poeira.

Se você gosta de guardar a versão digital das fotos mais antigas de família, saiba que há algumas dicas quentes que poderão preservar ainda mais as suas belas lembranças! Confira abaixo métodos fáceis e inteligentes de preservar fotos de família.

ADVERTISEMENT

1. A melhor dica é digitalizar todas as fotos impressas usando um scanner. Se você não tem um em casa, basta ir numa lan house. Para aumentar a qualidade dos arquivos scanneados, procure um software que utilize um nível alto de DPI (Dot Per Inch– Pontos Por Polegada), de no mínimo de 300.

ADVERTISEMENT
©wikihow

2. Procure álbuns que possuam plásticos magnéticos, pois conservam melhor as fotos, evitando o amarelamento. Guarde-as na horizontal para evitar deformações e em local seco, fresco e ventilado.

ADVERTISEMENT

3. Não se esqueça: as fotos antigas, de papel fotográfico, não devem ser armazenadas em caixas de papelão, couro ou madeira, pois estas caixas passam umidade e permitem a proliferação de fungos e bactérias. O ideal seria um compartimento bem fechado, como uma lata ou uma caixa sem furos e com tampa.

ADVERTISEMENT

4. Às vezes é difícil lembrar o contexto das fotos, certo? Para organizá-las, separe-as por temas! Dentro de pastas, divida as fotos pelas datas comemorativas que as marcaram – Natal de 1999, Ano Novo de 2008, Meu Aniversário de 30 anos, por exemplo. Além disso, faça anotações em seu verso, mas opte por uma caneta apropriada, pois do contrário a tinta poderá borrar e estragar a foto.

ADVERTISEMENT

5. Não manuseie fotos impressas com os dedos gordurosos, molhados ou sujos. É melhor manusear as fotos com luvas, pois assim elas se mantêm duradouras e mais bonitas.

6. Se tiver uma foto importante com partes apagadas ou danificadas, existem laboratórios fotográficos que fazem recuperações muito boas e, em alguns casos, ficam como se fossem novas.

ADVERTISEMENT

7. Celulares e outros aparelhos são comumente roubados. Jamais dependa de um aparelho para conseguir acessar a memória de seus dias mais preciosos e da sua família. Passe as fotos da câmera para seu computador com frequência, assim não correrá o risco de se ver sem histórias para contar.

ADVERTISEMENT

 

E então, o que achou desse post? Conte-nos tudo e compartilhe o texto com seus amigos no Facebook :) para mais artigos como esse, siga a nossa página e não fique por fora das novidades!