X
    Categories: +Ciência+Cotidiano+Família+Gratidão

Um rosto destruído por 14 anos de drogas… e uma reviravolta surpreendente!


A metanfetamina é uma droga forte e altamente aditiva que afeta o sistema nervoso central, e por isso é totalmente ilegal.

ADVERTISEMENT

Apesar dos conhecidos efeitos colaterais mortais, algumas pessoas ainda fazem uso dessa substância. Os usuários costumam inalá-la, fumá-la ou injetá-la, mas há os que preferem usá-la via oral.

Observar como o cérebro reage a uma dose de cristal de metanfetamina revela exatamente o que obriga os usuários a manter o vício. Assim como qualquer outra droga aditiva, a metanfeta cristalina desencadeia a liberação químicsa do prazer, dopamina, resultando em um sentimento energético e eufórico. Isso cria uma falsa sensação de felicidade, confiança e bem-estar geral.

ADVERTISEMENT

No entanto, uma vez que a droga desaparece, o usuário experimenta uma depressão igualmente intensa. Então, ele faz isso de novo porque é a única maneira desse sentimento horrível ir embora, iniciando assim um ciclo viciante e autodestrutivo.

ADVERTISEMENT

Se esse ciclo não for quebrado, a metanfetamina leva os seus usuários ao inferno. Ela aumenta a temperatura corporal para níveis perigosos, e isso pode facilmente levar à morte. A droga também pode mudar completamente o comportamento e o humor da pessoa, a ponto do usuário se tornar um perigo para si e para os outros.

ADVERTISEMENT

Uma das histórias mais assombrosas que um usuário de metanfetamina pode contar sobre sua jornada está escrita no próprio rosto. Essa grande progressão, à medida que o vício aumenta, mostra-se muito bem no caso de Matthew Medlin, de 32 anos de idade. Medlin é usuário da droga há catorze anos e a sua mudança física é radicalmente triste. Acompanhe:

ADVERTISEMENT

1. Medlin, menor de idade, após a sua primeira prisão, em 2002

Sua boa aparência, composta por bronzeado, traços afinados, cabelo bem cortado e olhar penetrante, foi comparada à de um modelo.

ADVERTISEMENT


2. Cinco anos depois, ele já estava começando a envelhecer prematuramente.

Este é um efeito colateral comum do cristal. A pele parece agredida e apresenta feridas, geralmente decorrentes de coceiras imaginárias que o usuário tem durante e após o uso da droga.

ADVERTISEMENT

 

3. Em 2013, Medlin é preso novamente e exibe tatuagens estranhas no seu rosto 

Abaixo das tatuagens imitando lágrimas, é possível notar as suas bochechas magras e afundadas. A metanfetamina tende a provocar perda de apetite e náuseas, o que explica a notável perda de peso de Medlin.

ADVERTISEMENT

 


4. Medlin foi preso três vezes naquele ano.

Essa foto parece semelhante à anterior, exceto pelo corte e pintura de cabelo.

ADVERTISEMENT

 

5. Medlin aprofunda a sua vida de crime e é preso novamente, e na foto aparece com pinturas bizarras no rosto.  

Condenado por abuso sexual, roubo e assalto, Medlin foi encaminhado à prisão e teve a tintura do seu rosto retirada. Provavelmente havia se pintado dessa forma sob efeito da droga.

ADVERTISEMENT


6. Seis dias após sua soltura, em 2014, Medlin fugiu da prisão.

Inacreditavelmente, ele conseguiu pular a cerca laminada da prisão em plena luz do dia, sem ser pego.

ADVERTISEMENT


7. Entretanto, sua fuga durou apenas 10 horas, e depois ele foi novamente capturado.

Ele foi encontrado em uma lanchonete Jack in the Box e teve sua pena aumentada devido à fuga.

 

ADVERTISEMENT


8. Em 2015, Medlin deixou seu cabelo crescer até a altura dos ombros

Enquanto as drogas e a vida de crime haviam temporariamente cessado devido ao seu cárcere, Matthew parecia um pouco mais saudável do que antes.

 

ADVERTISEMENT


9. Antes da prisão mais recente de Medlin, ele foi encontrado escalando trens em Portland, Oregon.

Mais tarde, ele disse aos oficiais estava acordado há 26 horas. Não é incomum que os usuários de metanfetamina permaneçam despertos durante dias ou mesmo semana, devido aos efeitos estimulantes da droga.

ADVERTISEMENT

 

10. Quando a polícia se aproximou, Medlin armou-se com rochas e pedaços de metal.

Amedrontado, ele pulou em um trem e iniciou um impasse de 4 horas com a polícia, que continuou a conversar com ele mesmo sob tempestade e chuva de granizo. Medlin injetou-se com mais metanfetamina e ficou tão agitado, que a polícia foi obrigada a atirar nele com balas não-letais.

ADVERTISEMENT

11. Mas se ele teve que voltar para a prisão, não foi por muito tempo

A maioria de suas acusações sobre o incidente foram delitos menores e parece que Medlin já foi liberado. Não há nenhuma notícia sobre como ele está e o que vem fazendo desde então.

ADVERTISEMENT


12. Ainda assim, a sua jornada claramente ainda não acabou.
A metanfetamina é um dos vícios mais difíceis contra o qual lutar. Com ajuda profissional, é possível livrar-se da dependência química, mas para isso é necessário algum tipo de intervenção.

13. Foi assim que Medlin parecia depois da sua última prisão.

ADVERTISEMENT

Os olhos semiabertos indicam atordoamento após uso da droga e uma das feridas anteriores em seu rosto parece ter piorado muito ao longo do tempo.

 

 

14. Nove anos atrás, Shanna White estava em um lugar semelhante ao de Medlin.

ADVERTISEMENT

Ela passou cerca de nove anos viciada em metanfetamina, mas o amor de sua família inspirou-a a fazer uma mudança.

 

 

15. Depois de passar seis anos limpa e sóbria, ela compartilhou essa mensagem de esperança em seu Facebook:

ADVERTISEMENT

“Hoje eu celebro minha vida! 6 anos limpa dos grilhões da dependência em metanfetamina!”

 


Parabéns pela sua persistência e força, Shanna! Parabéns também à sua família, que a acompanhou e apoiou durante essa trajetória. Você comprova que é possível, com a ajuda necessária, retomar o controle da própria vida! Esperamos que Matthew consiga obter o apoio que precisa para finalmente libertar-se da prisão da qual ele não consegue escapar: o seu vício em metanfetamina.

ADVERTISEMENT