X
    Categories: +Bem estar

Conselhos de sobrevivência para pessoas fortes – ex-militar da Marinha explica como sobreviver a um afogamento


A maioria das pessoas considera o afogamento como um dos seus piores pesadelos, e é por isso que tanta gente tem medo de entrar na água.

ADVERTISEMENT

De fato, a sensação de asfixia de cada mergulho e a falta de controle sobre a água – principalmente no mar – deixam a gente com receio.

Se você acha que nadar na beira do mar ou na piscina funda é arriscado, imagine como é ser um militar da Marinha dos EUA. Esses homens estão em território hostil, sempre ameaçados pela Mãe Natureza e enfrentando condições marítimas perversas. Eles correm risco de afogamento com frequência!

ADVERTISEMENT
Lance Iversen

O ex-militar da marinha Clint Emerson acaba de publicar um livro sobre 100 habilidades importantes que ele aprendeu na Marinha dos EUA. O livro é incrivelmente perspicaz, embora os cenários apresentados sejam de fato aterrorizantes. Esperamos que você nunca tenha que passar por nada parecido!

ADVERTISEMENT

Em ”100 Habilidades Mortais de Clint: O Guia do Militar da SEAL”, Clint explica o que você precisa fazer se alguém ou você estiver se afogando, seja em águas rasas ou no mar agitado.

marinha dos Estados Unidos

Ele escreveu:

“Quando um agente é capturado em território hostil, as chances de sobrevivência são baixas.

ADVERTISEMENT

Em vez de ser levado a julgamento, ele provavelmente “desaparecerá” – e é por isso que os militares aprendem uma série de movimentos importantes com as mãos e com os pés, tanto na água como na terra, para aprenderem a escapar. 

Amarrado, jogado em águas abertas ou deixado para se afogar até a morte, o combatente bem treinado ainda recorre a essas habilidades, pois elas podem ajudar a prolongar a sua vida até que ele seja encontrado ou alcance terra firme”.

ADVERTISEMENT
Wikipedia

Como você pode sobreviver se estiver sendo afogado?

“Quando se trata de autopreservação na água, a chave para a sobrevivência é o controle da respiração. Com os pulmões cheios de ar, o corpo humano está flutuando – respirações profundas e expirações rápidas são fundamentais.

ADVERTISEMENT

A flutuabilidade em água doce é mais desafiadora, mas ainda é possível. O pânico, que pode levar à hiperventilação, é o inimigo número um da sobrevivência”.

TPT

A restrição do ar pode levar à agitação incontrolável do corpo, o que compromete o exercício – mas o autocontrole vem com o tempo. É preciso treinar. Além disso, Clint destaca o posicionamento do corpo como outro fator importante: ele pode tanto tornar a respiração um desafio, como facilitar movimentos de emersão, quando a pessoa deve aproveitar para respirar profundamente.

ADVERTISEMENT

Em águas rasas, o ex-militar aconselha que a pessoa use uma abordagem de mergulho e salto (veja o diagrama abaixo), além de sempre viajar em direção à costa (terra firme), ricocheteando o fundo do mar ou do lago até a superfície para inspirar.

ADVERTISEMENT

Se a pessoa estiver virada para baixo, deve fazer um movimento de chute para trás para nadar até a praia, e arquear as costas para levantar a cabeça acima da água. Assim, conseguirá respirar”.

ADVERTISEMENT

Ele também acrescentou:

“Em mares agitados, nem sempre haverá tempo ou espaço para que você consiga tirar a cabeça da água e respirar. Nesses casos, uma rotação completa do corpo permitirá que você lute contra a força das águas e não afunde, além de conseguir força para emergir e respirar um pouco. Aproveite para respirar todo o ar que conseguir e continue sempre nadando para frente”. 

ADVERTISEMENT

Esperamos que essas técnicas possam salvar a vida de muitas pessoas em caso de eventos infelizes de afogamento. Quanto a você, se tiver alguma dica de salvaguarda que conheça, não hesite em compartilhar conosco. Ah, e não se esqueça de compartilhar esta informação com a família e amigos! :) 

ADVERTISEMENT

Vídeos recomendados!

9 Histórias Sobre Pessoas Que Sobreviveram A Circunstâncias Perigosas

 

Não se esqueça de ▼ curtir a nossa página ▼ para mais histórias :)