X
    Categories: +Bem estar

Cozinhar com banha de porco é muito mais saudável


Antigamente, a banha de porco era amplamente usada no preparo de pratos, desde antes do surgimento de óleos industrializados como os de canola e girassol.

ADVERTISEMENT

Com o passar do tempo e o avanço dos estudos na área de nutrição, a banha foi considerada uma verdadeira vilã para a nossa saúde. Especialistas alegavam que o ingrediente elevava os níveis de colesterol e aumentava os riscos de infarto e outros problemas do coração.

ADVERTISEMENT

 

No entanto, estudos recentes comprovaram que a banha não é a vilã que acreditávamos ser. Inclusive, é indicada por grande parte da comunidade médica como uma alternativa saudável para o consumo, muito melhor do que os óleos refinados.

ADVERTISEMENT

Isso se dá porque a banha de porco é rica em graxos monoinsaturados, assim como o azeite, a manteiga e o óleo de coco. Sendo assim, se torna mais estável quando exposta ao calor, o que dificulta a oxidação da gordura animal. Além de possuir baixo teor de sódio, ser rica em vitaminas B, C, D, cálcio, minerais e livre de gorduras trans e açúcares. São muitos benefícios, não?

ADVERTISEMENT

 

 

Ao contrário dos óleos refinados, que compramos no mercado. Eles são poli-insaturados e oxidam rapidamente ao serem aquecidos. Então, acabam liberando substâncias tóxicas e inflamatórias.

ADVERTISEMENT

 

Conforme os estudos sobre o assunto avançam, fica cada vez mais claro que os mais velhos estavam certos de preferirem o uso da gordura animal. Considerada uma vilã para o colesterol no passado, hoje acredita-se que a banha pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, por aumentar o “colesterol bom”, HDL, e diminuir o “colesterol ruim”, o LDL. Não é incrível?

ADVERTISEMENT

 

 

 

Vídeos recomendados:

 

6 alimentos que você deve evitar para ter uma vida sexual melhor

 

Aqui vão 7 legumes que você nunca deve comer crus