X
    Categories: +Bem estar

Crianças que brincam com barro e areia ficam mais saudáveis, explica médica


Muitos pais e mães ficam neuróticos quando o assunto é limpeza em torno da criança.

ADVERTISEMENT

É realmente muito difícil saber o quanto é possível deixar os pequenos se sujarem sem que isso cause algum dano à saúde deles. No entanto, manter os filhos sempre em um ambiente muito limpo também pode ser prejudicial.

ADVERTISEMENT

 

As crianças precisam ter contato com certos micro-organismos encontrados na natureza para que seu sistema imunológico fique mais forte. Isso ocorre porque esse contato promove o desenvolvimento natural de anticorpos, fazendo com que o corpo se torne mais resistente a vírus, bactérias e germes.

ADVERTISEMENT

 

Segundo a pediatra Maria Júlia Carvalho, permitir que a criança brinque em ambientes considerado sujos, como areia, barro e argila, traz muitos benefícios. O principal é o fortalecimento do sistema imunológico. “No meio ambiente existem inúmeros agentes e micro-organismos que ajudam a amadurecer as funções do sistema imunológico, protegendo o organismo e fortalecendo a saúde da criança”.

ADVERTISEMENT

 

Sendo assim, tentar manter as crianças afastadas destes ambientes, evitando que eles se sujem, não é um ato de proteção. Para que seu filho seja mais forte e saudável, é necessário deixá-lo brincar ao ar livre, em praças, quintais ou até mesmo na rua.

ADVERTISEMENT

 

Mas atenção! A doutora alerta que manter uma alimentação saudável é imprescindível para manter a imunidade alta. “É claro que não basta deixar se sujar para que os anticorpos das crianças se fortaleçam. Uma alimentação rica e balanceada, hidratação constante com água e estímulo ao aleitamento materno  são fundamentais para o bom desenvolvimento da imunidade da criança. Além disso, manter o calendário vacinal em dia também é fundamental”

ADVERTISEMENT

 

 

 

VÍDEOS RECOMENDADOS:

Mãe segura pela primeira vez seu bebê de 350g, que nasceu com apenas 25 semanas

 

Um pai desesperado conseguiu amamentar o seu bebê e a sua história viralizou na Internet