X
    Categories: +Cotidiano

Descubra qual o significado de um ornamento de pepino na árvore de Natal


O Natal não é Natal se não tiver uma árvore decorada com ornamentos bonitos.

ADVERTISEMENT

É comum que coloquemos pequenos Papais Noéis, presentinhos, luzes, bonecos de neve… Mas, aposto que um pepino na árvore de Natal você provavelmente nunca viu!

Se você está pensando que as pessoas colocam um pepino de verdade pendurado na árvore, não é bem assim. Esses ornamentos são feitos, em grande maioria, de vidro. Embora pareça aleatório e esquisito para muitas pessoas, há uma história por trás desse curioso costume.

ADVERTISEMENT

De acordo com a tradição, o ornamento de pepino deve ficar escondido no fundo da árvore, no meio dos galhos. Então, a primeira pessoa que encontrá-lo ganha um presente extra. Há também uma outra versão dessa tradição, que diz que quem achar o pepino primeiro terá um próximo ano cheio de saúde e prosperidade.

ADVERTISEMENT

Acredita-se que essa tradição tenha se originado na Alemanha. Contudo, muitos cidadãos alemães não a conhecem. Foi nos Estados Unidos que ela começou a tomar forma e crescer, a partir do final de 1890, como resultado de relações comerciais.

ADVERTISEMENT
Credit: Country Living

Os Estados Unidos começou a importar decorações para árvores de Natal da Alemanha, e dentre elas, vieram ornamentos em formato de pepino. Por algum motivo, muitas pessoas se interessaram por essa decoração um tanto inovadora e os pepinos em árvores de Natal ficaram populares rapidamente.

ADVERTISEMENT

Há também uma lenda que se origina da época da Guerra Civil Americana. Um soldado americano chamado John C. Lowa foi preso pelo Exército Confederado. Recebendo apenas pouca comida, ele estava morrendo de fome quando chegou o Natal.

ADVERTISEMENT

O soldado, a ponto de morrer de fome, implorou que lhe desses um pouco de comida na noite de Natal. Por conta do espírito da data, ele recebeu um pepino.

Quando voltou para casa depois da guerra, John C. Lowa disse que o pepino foi o responsável por sua sobrevivência. Por anos, um pepino foi colocado nas árvores de Natal, como símbolo da sobrevivência do soldado.

ADVERTISEMENT

Outra lenda credita São Nicolau pela origem do ornamento. São Nicolau era o bispo de Mira, Turquia nos dias de hoje. Ele rezou para que três meninos que foram capturados por um comerciante maligno pudessem ser libertados do barril de pepinos em que tinham sido aprisionados. Suas orações foram atendidas e os meninos foram encontrados mais tarde no barril, ilesos. Por conta disso, pepinos foram usados como ornamentos para simbolizar a sobrevivência dos garotos.

ADVERTISEMENT

Inusitado, né?

 

Você conhecia essa tradição? Já viu um pepino em alguma árvore de natal? Ou tem uma tradição própria pra contar pra gente? Compartilha conosco nos comentários!

Ah, e não se esqueça de curtir a nossa página para mais histórias como essa!!

ADVERTISEMENT