X
    Categories: +Cotidiano

Dia Internacional da Mulher: curiosidades sobre essa data tão especial


Celebrado no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher não é apenas uma data para dar flores a quem você ama, é um dia que representa a luta das mulheres por igualdade.

ADVERTISEMENT

Mas sabia que nem sempre foi comemorado nessa data?

 

Como começou

A primeira proposta de criar um dia em homenagem às mulheres foi feita em 1909 pelo Partido Socialista norte-americano. No entanto, só foi colocada em prática no ano seguinte, já que manifestações pelo direito de voto e fim da discriminação feminina se multiplicavam em todos os países industrializados.

ADVERTISEMENT

 

Nem sempre foi comemorado no dia 8 de março

Nos primeiros anos, o Dia Internacional da Mulher era comemorado no último dia de fevereiro.

 

Incêndio na fábrica de tecidos

ADVERTISEMENT

É comum que se relacione o Dia Internacional da Mulher a um incêndio criminoso que ocorreu na fábrica de tecidos Cotton, em Nova York, no ano de 1857. O incidente matou mais de 120 trabalhadoras que protestavam por melhores condições de trabalho.

ADVERTISEMENT

 

Origem

Ao contrário do que muitos acreditam, o incêndio não foi a origem da celebração do Dia das Mulheres. Historiadores afirmam que, se fosse possível traçar uma linha do tempo dos primeiros “dias das mulheres”, ela possivelmente começaria com a grande passeata das mulheres, realizada dia 26 de fevereiro de 1909, em Nova York.

ADVERTISEMENT

 

Direito ao voto

Uma das maiores reivindicações das mulheres na época era pelo direito ao voto, garantido apenas aos homens. Em 1893, esse direito foi conquistado pelas mulheres na Nova Zelândia. A partir de então, o movimento conhecido como sufragistas buscou que essa conquista fosse ampliada para todo o mundo, o que aconteceu bem gradualmente durante o século XX. No Brasil, as mulheres só conquistaram esse direito em 1932.

ADVERTISEMENT

 

Definição do dia 8 de março

Em 1975, a ONU estabeleceu o dia 8 de março como um dia simbólico para comemorar a luta da mulher por direitos iguais, transformando a celebração em um evento mundial.

ADVERTISEMENT

 

Mês da História da Mulher

Em 2011, o presidente Barak Obama decretou que todo o mês de março seja dedicado às mulheres e às suas lutas.

Evolução da luta

O significado deste dia tem evoluído com o tempo.point 221 |

ADVERTISEMENT

Começou com a reivindicação por melhores condições de trabalho e o direito ao voto.point 70 | Desde então, se tornou um dia de combate à violência contra a mulher, ao assédio e à desigualdade de gênero.point 159 | Atualmente, pessoas do mundo todo estão se mobilizando em campanhas globais pelo direito das mulheres, como, por exemplo, o movimento #MeToo, que começou nos Estados Unidos e teve reflexos em muitos outros países, o #BalanceTonPorc, na França, e o “Ni Una Menos”, na Argentina.point 393 | 1

ADVERTISEMENT

 

Tema da ONU

Todos os anos, a Organização das Nações Unidas define um tema para a celebração do dia das mulheres.point 148 | Em 2018, o tema escolhido foi “O tempo é agora: ativistas rurais e urbanas transformam a vida das mulheres”.point 238 |

ADVERTISEMENT

Segundo a agência das Nações Unidas, o Dia Internacional da Mulher deste ano “é uma oportunidade para transformar o impulso [dos movimentos por igualdade] em medidas concretas de empoderamento de mulheres de todos os ambientes — rural e urbano — e de reconhecer as ativistas que trabalham sem descanso para reivindicar direitos e desenvolvimento pleno”point 298 | 1

ADVERTISEMENT

Quantas dessas curiosidades você já sabia? Não deixe de comentar sua opinião abaixo! Para ler mais posts como esse é só seguir a nossa página! :)